Dacia Jogger Eco-G 100 Pack Sleep: Para ir, desfrutar, dormir e regressar
O Jogger foi o primeiro modelo da Dacia a oferecer lotação para sete passageiros e foi, igualmente, o primeiro a oferecer uma motorização eletrificada na gama da marca romena. Agora, é também o primeiro a poder ser equipado com uma cama. Sim, leram bem.
Começo por dizer que gosto muito do Jogger. E não me estou a referir à sua estética ou qualidades, temas sobre os quais já muito disse nos dois ensaios prévios que fiz. Refiro-me, sim, à sua abordagem. É um modelo com um propósito (vários, até), pensado para as pessoas, para o seu dia-a-dia e para as suas necessidades e tarefas. Num mercado cada vez mais complicado de ler e entender, o Jogger descomplica com a sua tremenda versatilidade.
E eis que agora o Jogger volta a inovar ao poder estar equipado com o Pack Sleep, um acessório que, por 1.550 euros, lhe eleva as capacidades a um novo e inédito patamar. Através de uma resistente e modular caixa de madeira – colocada no lugar da terceira fila de bancos – e de um colchão dobrável, é possível transformar a zona traseira do habitáculo do Jogger numa cama para duas pessoas.
Parece complicado? Garanto que não é. Basta ajustar os bancos da frente, rebater os encostos da segunda fila e de seguida abrir duas abas dobráveis da caixa. De seguida, eleva-se o topo da estrutura e está criada a plataforma da cama onde é colocado o colchão. Não faltam também duas pequenas secções laterais para o complementar, para colocar junto das portas de trás. Como é óbvio, a caixa ocupa espaço na bagageira. É caso para dizer que não se pode ter tudo, mas ainda assim, dentro da caixa há espaço para guardar muitas tralhas.
E a modularidade não fica por aqui. Abrindo-se a secção traseira da caixa – que dá acesso ao seu interior – cria-se uma pequena mesa de refeições, ideal para petiscar qualquer coisa durante o acampamento. Sim, isto porque a Dacia também propõe uma tenda de campismo para três pessoas (430 euros), bem como bagageiras de tejadilho para compensar o espaço roubado pelo Pack Sleep. E para quem só consegue dormir na escuridão absoluta, está disponível um pack de oito cortinas para cobrir todas as janelas do Jogger. Tudo pensado.
O Pack Sleep dá ao Jogger um ainda mais abrangente espírito aventureiro. A boa altura livre ao solo, aliada à função Extended Grip – maior capacidade de tração em condições de fraca aderência – bem como a práticas soluções como os tapetes de borracha e interiores com materiais laváveis, proporcionam uma maior paz de espírito e uma utilização mais relaxada do Jogger em ambiente de campo ou no meio da floresta.
E com mais de 1000 quilómetros de autonomia nesta versão Eco-G de 100 cavalos, a gasolina e a GPL, é perfeitamente possível passar um fim de semana na natureza sem ter de estar preocupado com reabastecimentos. É só escolher o destino, fazer as malas, tratar dos aprovisionamentos e fazer à estrada. Sem preocupações. É que até para quem não gosta de fazer a cama em casa, esta solução é, literalmente, um verdadeiro descanso. Não testei a tenda – ou ainda lá estaria a arrumá-la, aposto – mas do Pack Sleep estou fã. Detesto fazer a cama.