Dacia Talks: O design como pilar essencial do fenómeno
A convite da Dacia Portugal, estive presente na segunda edição do Dacia Talks para ficar a saber um pouco mais sobre a importância do design no caminho para o sucesso da marca do Grupo Renault.
O evento contou com a presença de Magali Gouraud-Borgers, Chefe de Design de interiores da Dacia, a qual, numa breve apresentação, resumiu de forma clara como a estratégia de transformação da Dacia a levou a assumir-se como um fenómeno no panorama atual da indústria automóvel.
A adoção do novo logótipo e de toda uma nova imagem de marca – expressa nos novos valores da Dacia: Essencial Cool, Robust Outdoor e Eco Smart – traduzem essa transformação que pretende afastar a marca de uma imagem já ultrapassada associada a produtos “low cost”, destacando, por outro lado, a abrangente oferta de soluções engenhosas, acessíveis e modernas.
Como referido durante a apresentação, um bom design constitui, muitas vezes, oferecer menos, mas melhor. Esse é um dos princípios pela qual se orienta a Dacia, focando-se naquilo que é essencial, deixando de parte o supérfluo, proporcionando soluções práticas para os desafios diários da mobilidade, facilitando a utilização dos seus automóveis.
O novo Duster – modelo com chegada prevista ao mercado no início de 2024 – é um grande exemplo da transformação da marca, da sua entrada numa nova era, incluindo soluções estéticas inteligentes como as proteções da carroçaria moldadas na própria cor – evitando marcas visíveis em caso de riscos – ou outras que elevam a praticidade no dia a dia, como a inclusão do Youclip, um acessório modular que pode ser instalado em vários locais do habitáculo, funcionando como gancho para mala, lanterna, suporte para telemóvel com carregamento por indução, entre outros, numa gama que a marca promete vir a aumentar no futuro.
A utilização de materiais reciclados, quer no exterior, quer no interior, é outra aposta da Dacia, assumindo o seu compromisso para com a sustentabilidade também noutros pormenores como a não utilização de couro animal no habitáculo. Os tapetes podem ser em borracha reciclada e os estofos TEP MicroCloud são laváveis e resistentes. Também no campo das motorizações é notória a evolução da Dacia, com o novo Duster a estrear um propulsor com tecnologia mild hybrid que se junta aos motores – já conhecidos de outros modelos – Hybrid de 140 cavalos e ao cada vez mais popular ECO-G 100, a gasolina e a GPL.
A Dacia assume não ficar por aqui, prometendo, para além da chegada do novo Duster, a introdução do novo Spring ainda no primeiro semestre de 2024, das versões atualizadas do Sandero e do Jogger, bem como a apresentação do Bigster, SUV que se irá colocar acima do já icónico Duster e que promete igualmente assumir um posicionamento que é, garantiram-nos, totalmente novo para a Dacia.