Apresentação nacional: Volkswagen ID.7
A convite da Volkswagen Portugal, estive presente na apresentação estática nacional do novo topo de gama elétrico da marca, o ID.7.
Com praticamente cinco metros de comprimento e uma distância entre eixos de 2.971 milímetros, o ID.7 tem na habitabilidade interior um dos seus maiores argumentos. Seja à frente ou atrás, a Volkswagen garante que o seu novo topo de gama oferece muitos centímetros livres a quem nele viajar, inclusivamente em altura, com a colocação da bateria sob o piso a não prejudicar o conforto neste aspeto. A capacidade da bagageira varia entre os 532 e os 1.586 litros.
Apesar do design algo minimalista, com linhas simples e discretas, partilhadas com a restante família ID, o novo topo de gama ID.7 é um automóvel com presença. Esta é destacada, por exemplo, pelo filamento em LED que assume as funções de luz diurna e de sinalizador de mudança de direção, bem como pela iluminação traseira – que pode incluir efeitos 3D – a toda a largura da carroçaria. Ainda no que ao exterior diz respeito, há que destacar a eficiência aerodinâmica expressa pelo baixo coeficiente de 0,23.
O ID.7 está equipado com um novo motor elétrico de 286 cavalos e 545 Nm de binário associado ao eixo traseiro, bem como com uma bateria de 77 kWh de capacidade na versão Pro, para já, a única disponível. A autonomia em ciclo WLTP combinado é de 621 quilómetros. A aceleração de 0 a 100 km/h faz-se em 6,5 segundos e a velocidade máxima está limitada a 180 km/h. No que diz respeito a capacidade de carregamento, este pode ser feito até uma potência máxima de 175 kW.
No interior, a berlina elétrica destaca-se por incluir, por exemplo, um heads-up display com realidade aumentada, bem como um grande ecrã tátil – 15 polegadas – para o sistema de infotainment de organização mais intuitiva. Os comandos táteis e deslizantes da climatização e do volume, abaixo do display central, são agora, felizmente, iluminados. Novidade é também a inclusão de saídas de ar inteligentes, as quais distribuem o ar pelo habitáculo de forma dinâmica. A climatização inteligente pode, por exemplo, direcionar ar frio para a zona do habitáculo mais exposta ao sol.
Em opção, o ID.7 pode estar equipado com o teto panorâmico Smart Glass, prescindindo de cortina e podendo passar de opaco a transparente – e vice-versa, obviamente – ao toque de um botão.
A história da família elétrica da Volkswagen teve início em 2020 com o lançamento do ID.3. Em 2021 chegou o ID.4 e no ano seguinte foi introduzido no mercado o ID.5. O ano de 2023 ficou marcado pelo lançamento do ID. Buzz, bem como pela renovação do ID.3. A marca alemã entra assim no novo ano com um novo lançamento, o ID.7, e promete não ficar por aqui, pois seguir-se-ão os novos ID.7 Tourer e ID.2, este último, em 2025. O novo ID.7 é, na verdade, um dos onze novos elétricos que serão lançados pela Volkswagen até 2027.
O novo ID.7 terá, igualmente, direito a versão Pro S, com bateria de maior capacidade e uma maior potência de carregamento, bem como a uma de abordagem mais desportiva, designada por GTX, com dois motores, um por cada eixo, e uma potência combinada de 340 cavalos.
A Volkswagen propõe o novo ID.7 Pro por um preço de 59.911 euros, assumindo como principais rivais modelos como o BMW i4, o Hyundai Ioniq 6 e o Polestar 2. É o mais recente elemento de uma família 100% elétrica que já representa 20% das vendas da marca em Portugal.