Apresentação nacional: BYD Seal
O Seal é o mais recente modelo da oferta da BYD, gama que já inclui nomes como o Atto 3, o Han, o Tang e o Dolphin. Concorrente assumido de modelos como o Polestar 2, Tesla Model 3 e o Hyundai Ioniq 6, o novo BYD Seal é uma berlina 100% elétrica de segmento D e chega ao nosso mercado em duas versões distintas, ambas já disponíveis para encomenda.
Construído sobre a e-Platform 3.0, a nova berlina desportiva da BYD recorre à Blade Battery já conhecida de outros modelos da marca – sem recurso a cobalto na sua química LFP – a qual dispõe de uma capacidade de 82,5 kWh. O seu carregamento pode ser feito até 11 kW de potência em corrente AC ou até 150 kW em corrente DC. Destaque no Seal é também a tecnologia Cell-to-Body, conceito de construção em que a própria bateria se assume como um componente estrutural.
O novo Seal está disponível em Portugal em duas versões: Design, com um motor colocado no eixo traseiro; Excellence, com dois motores elétricos, um por cada eixo. A versão Design proporciona uma potência de 230 kW (313 cv), acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e disponibiliza uma autonomia combinada WLTP de 570 quilómetros. Já o topo de gama Excellence eleva a potência para 390 kW (530 cv), reduz a aceleração de 0 a 100 km/h para 3,8 segundos e permite percorrer até 520 quilómetros – ciclo combinado WLTP – com uma carga da bateria.
Ao volante do BYD Seal
No âmbito da sua apresentação nacional, tive já oportunidade de ter um primeiro contato dinâmico com o novo Seal. Curto e, assim, insuficiente para se fazer uma avaliação detalhada ao mais recente membro da família BYD em Portugal, estes primeiros e breves momentos passados ao volante foram, no entanto, suficientes para regressar com boas primeiras impressões.
A sensação premium transmitida pelo habitáculo é inegável. Os materiais empregues destacam-se pela qualidade elevada e aliaram-se ao conforto do rolamento para transmitir, logo nos primeiros metros percorridos, boas sensações a bordo. A muita potência disponível, aliada à rapidez da direção e a um amortecimento eficaz fazem do Seal uma berlina muito competente do ponto de vista dinâmico. Estão disponíveis quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Snow.
A equipa de design liderada por Wolfgang Egger deu especial atenção à aerodinâmica do Seal. A BYD concebeu uma carroçaria esculpida e rebaixada – com pormenores como os puxadores de porta embutidos – que poderá ajudar a explicar a eficiência registada nestes primeiros 20 quilómetros percorridos na zona da Estrada do Guincho e da Serra de Sintra. O computador de bordo mostrava, no final do percurso, uma média final de 13,3 kWh/100 km.
Ainda no habitáculo, o Seal impressionou pelo espaço oferecido no banco traseiro, com muitos centímetros livres para os joelhos, uma folga explicada pelos 2,92 metros de distância entre eixos. A conceção e instalação inteligente da bateria contribui igualmente para o espaço disponível em altura, apesar do perfil baixo e dinâmico da carroçaria. A bagageira oferece 400 litros de volume e 53 litros adicionais na bagageira dianteira, esta última só disponível no Seal Design.
Relativamente a digitalização e tecnologia de bordo, não falta no interior do Seal um painel de instrumentos com 10,25 polegadas e o já conhecido ecrã rotativo de 15,6 polegadas da BYD associado ao sistema de infotainment. Este conta com conectividade 4G e atualizações “over the air”, controlo por voz inteligente com comando “Hey BYD” e integração com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay. Está também disponível um carregador sem fios para dois smartphones.
Em termos de segurança, a lista de equipamento é composta por sistemas como o Alerta de Colisão Frontal, Travagem Automática de Emergência, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, Controlo Inteligente do Limite de Velocidade, Deteção de Ângulo Morto, Câmara 360 graus, Alerta de Colisão Traseira, Iluminação Adaptativa e Máximos Automáticos, entre outros.
Preços em Portugal
- Design – desde 46.990 euros
- Excellence – desde 47.990 euros