Apresentação nacional Citroën ë-C3. Chega em junho e promete revolucionar o segmento B elétrico
Com a introdução do novo Citroën ë-C3, a marca francesa não só reinventou o seu modelo – do qual vendeu mais de 5,6 milhões de unidades desde 2002 – como promete revolucionar o segmento dos utilitários puramente elétricos com uma proposta de preço verdadeiramente competitivo.
Assente numa nova plataforma – Smart Car, desenvolvida para receber motorizações 100% elétricas, bem como térmicas, com ou sem eletrificação associada – o novo ë-C3 assume agora uma postura crossover, crescendo quer em comprimento, com 4,01 metros, quer em largura e altura, beneficiando a habitabilidade e o sentido prático. A bagageira da quarta geração do C3 oferece agora 310 litros de capacidade.
É, segundo a marca, “o lançamento mais importante da década”, “um verdadeiro Citroën” com soluções pensadas para aumentar o conforto de utilização do dia-a-dia. São disso exemplo a suspensão Advanced Comfort, os bancos Citroën Advanced Comfort (de série na versão topo de gama), bem como o painel de instrumentos C-Zen Lounge, digital, minimalista e totalmente integrado no design do tablier.
Para já, uma combinação de motor e bateria
Disponível, para já, em versão elétrica com motor de 113 cavalos, o novo ë-C3 recorre, pela primeira vez na família Stellantis, a uma bateria LFP – química de lítio/fosfato de ferro – com 44 kWh de capacidade. Uma combinação que lhe permite declarar uma autonomia em ciclo WLTP de 320 quilómetros. O carregador de bordo monofásico tem 7,4 kW de potência, mas o carregamento DC a uma potência de 100 kW permite elevar a carga de 20 a 80% em pouco mais de 25 minutos.
Também na organização da gama a Citroën optou por simplificar a oferta, propondo apenas duas versões, You e Max, mas apostando, desde o nível de entrada, numa extensa lista de equipamento. No que aos assistentes da condução diz respeito, por exemplo, o ë-C3 You está equipado com sistema de travagem de emergência Active Safety Brake, programador de velocidade com limitador, assistência ao arranque em subida, alerta de saída de faixa ativo, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta da atenção do condutor, alerta de risco de colisão e seis airbags.
Versão elétrica com 200 km de autonomia chega em 2025
O novo C3 estará igualmente disponível com motorizações térmicas – a plataforma foi inteligentemente desenvolvida com essa possibilidade desde o início – onde se incluem os já conhecidos motores 1.2 litros com 75 ou 100 cavalos, bem como o novo híbrido, também com 100 cavalos. Mais tarde, em 2025, chegará a versão elétrica de acesso à gama, com autonomia WLTP de 200 quilómetros e um preço de 19.990 euros.
Estão disponíveis seis cores para a pintura, bem como a possibilidade de associar um tejadilho branco ou preto na versão Max. Como é hábito na Citroën, também foi dada especial atenção à personalização, estando disponíveis pequenos clipes coloridos para incorporar no visual exterior e assim poder modificar a identidade do ë-C3.
Citroën ë-C3 desde 23.300 euros
O novo Citroën ë-C3 está disponível em Portugal desde 23.300 euros – nível de equipamento You – com a versão topo de gama Max a ser proposta por 27.800 euros.
O novo modelo será produzido na Europa e tem chegada agendada a Portugal durante o mês de junho. A marca confirmou que já conta com 620 pré-encomendas registadas desde o seu lançamento.