Cupra Born ganha sigla VZ. Potência sobe para os 326 cavalos
O Born, o primeiro modelo 100% elétrico da Cupra, prepara-se para receber na gama uma nova versão desportiva VZ.
Assumindo-se como o mais potente dos Born, o novo VZ disponibiliza uma potência de 326 cavalos – mais 40% relativamente à versão e-Boost – e 545 Nm de binário, um incremento de 75%. A velocidade máxima é de 200 km/h e o sprint de 0 a 100 km/h faz-se agora em 5,7 segundos.
Chassis revisto
De forma a acompanhar o incremento dos números “elétricos” do motor, o chassis do Born foi igualmente alvo de melhorias, nomeadamente, a suspensão Sport com controlo dinâmico do amortecimento, travões melhorados e uma nova calibração do sistema de direção.
No eixo traseiro, o Born VZ dispõe inclusivamente de novos amortecedores, os quais trabalham em conjunto com a nova afinação implementada no eixo da frente. As barras estabilizadoras foram também melhoradas e as jantes traseiras têm mais meia polegada de largura, permitindo que este modelo de tração traseira utilize “mais borracha” para beneficiar a aderência.
Mais bateria e novas cores especiais
A bateria conta agora com 79 kWh de capacidade útil – mais 2 kWh – permitindo-lhe declarar uma autonomia de 570 quilómetros. O carregamento pode ser feito até uma potência de 11 kW através de corrente AC ou até 170 kW recorrendo a um posto de carregamento rápido DC.
Para a carroçaria, estão disponíveis duas novas opções de cores. Em exclusivo no Born VZ, a cor especial Verde Dark Forest, à qual se junta também a opção Preto Midnight. Em mesmo número, a Cupra propõe igualmente novas jantes de liga leve de 20 polegadas com inserções em cobre 3D ou com acabamento forjado. As letras Cupra são em tom cromado escuro, bem como o novo símbolo VZ na tampa da bagageira.
Habitáculo desportivo foi revisto onde mais precisava
Por dentro, os bancos desportivos Cup, partilhados com o Formentor VZ5 e com o Leon VZ Cup, são propostos de série. A sua colocação é agora mais baixa, favorecendo a posição de condução, mais envolvente, do novo topo de gama. Atrás do volante, estão colocadas as patilhas que permitem controlar a intensidade da regeneração de energia.
Em termos de digitalização, o VZ aposta num novo e maior ecrã tátil do sistema de infotainment, agora com 12,9 polegadas. A zona tátil, na sua base, para controlo da temperatura e do volume, é agora retroiluminada, um sinal de que o grupo ouviu as muitas críticas menos boas de que o sistema foi alvo. Em opção, está ainda disponível um novo sistema de som com dez altifalantes, desenvolvido pela Sennheiser.
O Cupra Born VZ será lançado no terceiro trimestre de 2024. Não são ainda conhecidos os seus preços para Portugal.