Dacia apresenta novo Spring. Design renovado, mais funcional e digital
Lançado originalmente em 2021, o Spring foi o quarto automóvel elétrico mais vendido – bem como o primeiro no mercado de particulares – em Portugal desde 2022. No total, desde o seu lançamento, mais de 140.000 Dacia Spring foram registados em todo o mundo.
Um novo estilo
Exteriormente, o pequeno Spring foi integralmente renovado, apostando agora num obrigatório design bem mais moderno e robusto. A linguagem estilística aproxima-o dos mais recentes modelos da Dacia. Na carroçaria, segundo o comunicado oficial da marca, só o tejadilho não mudou.
Por fora, são ainda destaque as barras negras dianteira e traseira colocadas entre a iluminação, bem como o novo estilo de para-choques associado à versão Extreme. O novo Spring está disponível numa gama de seis cores: Branco Kaolin, Azul Slate, Preto Nacarado, Cinzento Lightning e os novos Bege Safari e Vermelho Brick.
Por dentro
A renovação prolongou-se ao habitáculo, ambiente onde o Spring se mostra bastante mais bem preparado para responder às necessidades diárias dos condutores, com soluções práticas e modulares. O tablier foi integralmente reinventado, contando com um painel de instrumentos digital de 7” em todas as versões. O novo ecrã tátil de 10”, colocado ao centro, está disponível nas versões topo de gama.
No campo da tecnologia, consoante as versões, o Spring dispõe também de ligações sem fios Android Auto e Apple Car Play, bem como de um novo pacote de assistentes de condução, em linha com as mais recentes normas de segurança europeias.
A bagageira cresceu para os 308 litros de volume, capacidade que pode ser ampliada até 1004 litros através do rebatimento do encosto do banco traseiro. O habitáculo dispõe ainda de 33 litros de volume adicional em espaços de arrumação, estando também disponíveis 35 litros extra debaixo do capot dianteiro. O novo Spring inclui igualmente o novo suporte de acessórios YouClip, visto pela primeira vez no novo Duster.
Dupla de motores elétricos mantém-se na gama
Já no que diz respeito a motorizações, o Spring continua a apostar nos motores elétricos de 45 e 65 cavalos, sendo que a versão mais potente está agora disponível numa gama mais vasta, nas versões Expression e Extreme. Novidade é também a inclusão de um novo sistema de travagem regenerativa com o já conhecido “modo B”.
O carregamento da bateria de 26,8 kWh pode ser feito até uma potência de 7 kW em corrente AC ou, em opção, está igualmente disponível o carregamento DC até 30 kW. Pela primeira vez, o Spring passa a contar com a funcionalidade V2L, permitindo usar a energia da bateria do Spring para alimentar equipamentos elétricos exteriores.
Disponível em três níveis de equipamento, Essential, Expression e Extreme, o novo Spring pode ser encomendado a partir da primavera de 2024. O lançamento no mercado português está agendado para o verão. Estará, também, disponível uma versão comercial de dois lugares, o Spring Cargo.