Salão de Genebra 2024 – Parte 1: Regresso do Renault 5 compensou (e de que maneira) as muitas ausências
Apesar de longe dos tempos áureos dos recheados e intermináveis pavilhões onde as marcas apresentavam as suas muitas novidades, o Salão Automóvel de Genebra de 2024 foi palco de um lançamento de tal forma importante que qualquer entusiasta ou profissional do setor consegue até perdoar o grande número de ausências relevantes.
Falo do renascido e reinventado Renault 5, modelo com o qual a marca francesa entra numa nova era da eletrificação, apostando, e bem, na comprovada abordagem de relançar um nome icónico da sua história. Ao vê-lo ao vivo, pela primeira vez, posso confirmar que o Renault 5 tem muito do essencial “wow factor” que, para outros como eu que cresceram na sua companhia, é o responsável pela vontade imediata de ter um.
E isso deve-se em grande parte ao facto de a Renault ter mantido na versão de produção muito do que mostrou no concept em 2021. Um design moderno e dinâmico, mas ao mesmo tempo revivalista, onde é fácil de ver no novo o Renault 5 de sempre. O mesmo pode ser dito do interior, onde a digitalização e restante tecnologia se combinam com elementos mais nostálgicos – como os bancos retro e um inédito cesto para transportar a baguette, imaginem só – para levarem o novo 5 para um novo futuro. Difícil vai ser, certamente, escolher a cor que melhor lhe assenta, todas elas apelativas.
O novo Renault 5 vai a jogo com a plataforma AmpR Small, estreando a estrutura desenvolvida pela Ampere e que se destaca, entre outros fatores, por apostar numa configuração multilink de suspensão traseira, algo raro no segmento a que aponta. A Renault promete um peso reduzido, abaixo dos 1.500 kg, bem como bons níveis de habitabilidade graças a uma distância entre eixos de 2,54 metros. A bagageira tem 326 litros de volume.
O motor elétrico – derivado das unidades utilizadas pelos Megane E-Tech 100% elétrico e Scenic E-Tech 100% elétrico – é mais compacto e prescinde da tecnologia de ímanes permanentes, o que reduz o seu impacto ambiental. No novo Renault 5 vai ser proposto em três níveis de potência: 70 kW (95 cv), 90 kW (122 cv) e 110 kW (150 cv). Já no que diz respeito à bateria, estarão disponíveis duas opções, 52 kWh de capacidade ou 40 kWh (consoante a motorização), versão de acesso que chegará posteriormente. O Renault 5 será lançado em setembro deste ano.
Renault Scenic vence “Carro do Ano 2024”
A marca do losango esteve igualmente em destaque no Salão de Genebra com a vitória do novo Scenic E-Tech 100% elétrico no âmbito da eleição Car of the Year de 2024. A nova geração e reinterpretação do nome Scenic foi a eleita pelo júri composto por 58 jornalistas oriundos de 22 países. O novo Scenic é o sétimo modelo da Renault a vencer o troféu Car of the Year, sucedendo ao 16 em 1966, ao 9 em 1982, ao Clio em 1991, ao Scenic em 1997, ao Megane em 2003 e à terceira geração do Clio em 2006.
Depois do 5, a Renault promete continuar a sua Renaulution com o lançamento dos também regressados 4 e Twingo, em versão 100% elétrica, bem como do incrivelmente apelativo SUV Rafale que já tivemos oportunidade de ver em Genebra, assumindo, segundo declarações dos seus responsáveis máximos, uma estratégia futura de dois modelos por segmento – elétricos e com motor de combustão – que lhe permitirá ter flexibilidade para se ajustar às exigências e preferências de cada mercado. E se os novos modelos apostarem na mesma abordagem do 5, não há como não estar entusiasmado com os planos da Renault para os próximos anos. Cá estaremos.