Salão de Genebra 2024 – Parte 2: A BYD, a MG, a Dacia e os outros
Como referi na primeira parte da nossa reportagem sobre o Salão de Genebra, a Renault foi a grande estrela da edição de 2024 do evento. As ausências foram muitas, é certo, mas a marca francesa continuaria a ser um dos destaques do evento helvético devido à apresentação do muito aguardado 5, agora em “formato” 100% elétrico, mesmo que os outros gigantes da indústria ali tivessem comparecido.
Ainda assim, apesar da materialização do conceito “Querida, encolhi o salão”, foram vários os motivos de interesse exteriores ao enorme e bem decorado espaço da Renault. Logo ao lado, a sua Dacia mostrava o novo Duster e o novo Spring. O primeiro entra agora na sua terceira geração e estará pela primeira vez disponível com motorizações eletrificadas. Chega ao mercado em breve e é um dos lançamentos mais aguardados do ano. O novo Spring não é, na verdade, integralmente novo, mas foi alvo de uma profunda atualização, com estilo exterior e interior amplamente atualizados, bem como com uma maior aposta na essencial digitalização. No espaço da Dacia estava igualmente presente o Sandrider, o protótipo do veículo com o qual a marca pretende participar na edição de 2025 do Rali Dakar.
No stand da BYD estava em destaque o Seal U DM-i, modelo que estreia a tecnologia Super DM em território europeu, um propulsor híbrido plug-in com que a marca diz ser possível percorrer até um máximo de 115 quilómetros em modo elétrico. A autonomia combinada é superior a 1000 quilómetros. Ali perto, brilhava também o novo U8, o primeiro modelo e a grande estrela da marca de luxo da BYD, a Yangwang. Está equipado com quatro motores elétricos, um por cada roda, configuração que lhe permite rodar sobre ele próprio, truque a que a marca chama de “tank turn”. A potência total é superior a 1100 cv.
A MG foi outra das marcas presentes e na sua área de exposição mostrou vários novos modelos. O pequeno MG3, apesar de menos impressionante, foi, muito provavelmente, o modelo apresentado mais relevante, apostando agora numa nova motorização eletrificada que lhe traz novos argumentos para se lançar fora do mercado britânico. O Cyberster também não faltou à chamada, modelo que estará disponível em duas versões: um motor e 340 cv; dois motores e 544 cv. A marca levou também a Genebra o bonito fastback MG7 e a grande berlina MG9. O salão suíço foi igualmente uma oportunidade de conhecer de perto a marca de elétricos IM – Intelligent Mobility – e os seus modelos LS6 e L6. A marca deverá ser lançada na Europa já no próximo ano.
Também a americana Lucid esteve presente com o novo e impressionante SUV Gravity, bem como com os Air Sapphire e Air Pure. E se o primeiro dos Air recorre a uma potência elétrica superior a 1250 cavalos para acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de dois segundos e para atingir os 330 km/h, o segundo assume-se como o modelo de entrada da gama e o mais eficiente dos Air, com uma média de consumo de energia de 13 kWh/100 km segundo as normas WLTP.
Para fechar o artigo, não posso deixar de mencionar o giríssimo Microlino – não vejo a hora de o poder conduzir – bem como o impressionante EVO38, a mais recente criação da Kimera Automobili, uma homenagem àquela que podia ter sido a evolução do bem-sucedido Lancia 037. Fica a fotografia, mas não lhe faz justiça, garanto-vos. Que venha a edição de 2025. A promessa é que será melhor e mais recheada. Lá estarei, espero eu.