DS E-Tense Performance: Laboratório sobre rodas passou por Portugal
A DS Automobiles trouxe a Portugal o protótipo E-Tense Performance, um veículo desenvolvido sob a forma de um laboratório sobre rodas através do qual a marca francesa estuda, desenvolve e comprova novas tecnologias a incorporar nos seus futuros automóveis.
Fomos conhecê-lo de perto e, ainda que estático, regressámos impressionados com o trabalho da DS Automobiles. Concebido no seguimento da participação da marca no Campeonato do Mundo de Fórmula E, no qual conquistou dois títulos duplos consecutivos de equipas e pilotos, a DS decidiu, e bem, usar o E-Tense Performance como banco de ensaios da tecnologia com que persegue os seus objetivos de uma mobilidade mais limpa e sustentável.
Construído com base numa estrutura monocoque em carbono, o concept funcional da DS está equipado com dois motores elétricos, um por cada eixo, e dispõe de uma potência combinada de 600 kW/815 cv – 250 kW/340 cv no eixo da frente e 350 kW/475 cv no eixo posterior. Provenientes da experiência da DS Automobiles na Fórmula E, ambas as máquinas elétricas apresentam rendimentos referenciais, destacando-se, ainda, a elevada capacidade de recuperação de energia – 600 kW – permitindo que a travagem seja feita exclusivamente com recurso ao sistema de regeneração às quatro rodas, embora o E-Tense Performance conte igualmente com uma configuração convencional de discos e pastilhas.
O DS E-Tense Performance acelera de 0 a 100 km/h em 2 segundos
Outro elemento de extrema relevância neste trabalho contínuo de estudo e desenvolvimento é a bateria de 25 kWh, no E-Tense Performance colocada em posição central traseira – para uma melhor distribuição do peso – e alojada numa estrutura produzida em material compósito de alumínio e carbono. Desenvolvida em conjunto com a TotalEnergies, adota uma química e um sistema de arrefecimento inovadores que abrem portas a uma nova geração de tecnologia de baterias. A potência máxima de carregamento é de 350 kW, o que permite carregar totalmente a bateria em cinco minutos.
O peso total é de 1200 kg, um valor baixo que, associado à muita potência e binário disponíveis, levam o E-Tense Performance a cumprir o sprint de 0 a 100 km/h em apenas 2 segundos. A velocidade máxima, limitada eletronicamente, é de 230 km/h.
A partir deste ano, a DS só vai lançar modelos 100% elétricos
Mas não só de performance e eficiência – consumo abaixo de 10 kWh/100 km com a regeneração – vive o impressionante protótipo da DS, assumindo igualmente as funções de tela de estudo que permite aos designers da marca explorarem novas soluções estilísticas para os futuros modelos. São disso exemplo a secção frontal, cuja grelha foi substituída por uma superfície com efeito tridimensional, bem como a iluminação, composta por 800 elementos LED e duas câmaras que permitem a recolha de dados da condução.
A carroçaria destaca-se ainda pela cor de “interferência com efeito de besouro”, a qual ganha dinamismo dependendo das condições exteriores e de incidência da luz. No habitáculo, são destaque as baquets desportivas, bem como o volante igual ao utilizado nos monolugares de Fórmula E, garantia de uma verdadeira experiência de competição, das pistas para a estrada, e cujos desenvolvimentos e evoluções conduzirão ao lançamento de uma viatura elétrica de elevada performance, bem como à concretização do plano da marca de lançar exclusivamente modelos 100% elétricos já a partir deste ano.