Apresentação nacional: Hyundai Kauai EV
“Maior, mais arrojado e mais dinâmico”. Coloquei a introdução entre aspas porque a frase é da própria Hyundai e usada para descrever, com sucesso, a segunda geração do Kauai, modelo que conhecemos em primeira mão na sua apresentação nacional no ano passado – com o qual passei, semanas depois, uns dias para conhecer a versão híbrida – e que chega agora ao mercado na sua essencial versão 100% elétrica.
E o Kauai está indiscutivelmente mais arrojado e dinâmico e, sem dúvida alguma, maior. Cresceu 150 milímetros em comprimento, 25 mm em largura, 5 mm em altura e uns bem-vindos 60 mm na distância entre eixos. O Kauai assume agora um posicionamento superior dentro do segmento B – afastando-se do Bayon neste aspeto – e proporcionando uma superior habitabilidade, com bastante mais espaço livre no banco traseiro. A bagageira tem agora 466 litros, mais 92 litros do que a da geração anterior.
Assim, e depois de ter conduzido a versão puramente a gasolina, bem como a HEV, equipada com motorização híbrida, fui agora conhecer o novo Kauai EV, versão 100% elétrica que conta, desde logo, com elementos de design específicos, como por exemplo ao nível das luzes diurnas e para-choques. A Hyundai fortaleceu também os argumentos do Kauai EV com funcionalidades novas exclusivas como a porta de carregamento aquecida, para impedir o seu congelamento no inverno, o condicionamento contínuo da bateria, para adaptar a temperatura da bateria ao longo da viagem e garantir condições ideais de carregamento quando chegar ao destino, bem como, por exemplo, o sistema de regeneração inteligente capaz de ajustar automaticamente a recuperação de energia relativamente ao fluxo de trânsito à frente do Kauai.
Duas opções 100% elétricas
No que às motorizações diz respeito, o novo Kauai EV está disponível em duas versões distintas. A de acesso – curiosamente designada por Premium – aposta numa bateria de 48,4 kWh de capacidade e num motor elétrico de 156 cavalos e 255 Nm de binário. A autonomia WLTP declarada é de 377 quilómetros. Custa 43.490 euros.
Acima, na versão Vanguard, a Hyundai propõe a bateria de 65,4 kWh em combinação com um motor elétrico de 218 cavalos e 255 Nm, a qual eleva a autonomia WLTP até aos 514 quilómetros. O preço desta versão topo de gama é de 48.750 euros.
Breve contato dinâmico
Tive já uma primeira oportunidade de o conduzir, mas o percurso maioritariamente realizado em autoestradas e nacionais não permitiu retirar grandes conclusões sobre impressões de condução e, por exemplo, consumos. Ainda assim, nota positiva para o conforto de rolamento oferecido, bem complementado pela boa insonorização do habitáculo.
A posição de condução deixou igualmente boas impressões, garantindo boa visibilidade sem nos colocar numa posição demasiado alta, algo que aprecio. Depois da troca de condutor, viajei no banco traseiro do Kauai e comprovei os benefícios do seu crescimento ao nível da habitabilidade, com bom espaço para pernas, algo que nem sempre acontece neste segmento. Colocaria até o novo Kauai ao nível do que alguns modelos de categoria superior oferecem nesta área.
Elétrico representará pelo menos 35% das vendas
A Hyundai não esconde a sua ambição e entusiasmo com o lançamento do novo Kauai EV, modelo que estará à venda já a partir do próximo dia 1 de abril. Mais moderno, maior, com argumentos reforçados e com duas opções de motorização disponíveis, não é por isso de estranhar que, apesar de não ser ainda uma solução para todos os condutores e respetivas necessidades, os responsáveis da marca esperem que a versão EV represente entre 35 a 40% das vendas do modelo em Portugal.
O Hyundai Kauai EV passará, em breve, pela Garagem, a fim de comprovarmos as boas primeiras sensações recolhidas na sua apresentação nacional.