Mitsubishi revela novo ASX. Identidade e digitalização reforçadas
A Mitsubishi apresentou o novo ASX, modelo que surge com argumentos melhorados para reforçar a sua posição no aguerrido segmento B-SUV.
Exteriormente, as atenções centram-se na dianteira com a nova interpretação da assinatura Dynamic Shield, a qual contribui para uma maior sensação de robustez e confiança, ambas muito apreciadas no segmento. As jantes podem ser de 17 ou 18 polegadas e acabamentos como as proteções inferiores dianteira e traseira e os frisos das embaladeiras são novos.
A gama ASX inclui três níveis de equipamento – Invite, Intense e Instyle – e a todos eles pode estar associada cada uma das cinco cores disponíveis: Crystal White, Sunrise Red, Onyx Black, Royal Blue e Steel Grey (metalizadas). Os níveis de topo, Intense e Instyle, podem igualmente incluir o tejadilho em Onyx Black metalizado em combinação com qualquer uma das cores de carroçaria propostas.
No habitáculo, a Mitsubishi introduziu melhorias ao nível dos bancos ao rever o “hip point”, visando uma melhor entrada e saída do habitáculo. Os bancos podem contar com acabamento em tecido ou em pele, consoante o nível de equipamento, podendo igualmente dispor de função de aquecimento, também disponível para o volante.
Ao nível da digitalização, o ASX incorpora um sistema Google a aplicação My Mitsubishi Motors para disponibilizar aos condutores o acesso a diagnósticos em tempo real, operações remotas e funcionalidades de localização do veículo, entre outros benefícios, como o Google Assistant. O sistema de infotainment tem por base o ecrã central, em orientação vertical, com 10,4 polegadas. A oferta tecnológica pode ser complementada, por exemplo, por um sistema de carregamento sem fios para smartphones, bem como por um sistema de som da Harman & Kardon. O painel de instrumentos digital pode ter 7 ou 10 polegadas.
No que às motorizações diz respeito, o ASX pode estar equipado com um motor 1.0 Turbo de 90 cavalos, associado a uma caixa manual de 6 velocidades; com um propulsor 1.3 Turbo Mild Hybrid, disponível com 140 cv/caixa manual de 6 velocidades ou com 160 cv/transmissão de dupla embraiagem de 7 relações; ou ainda com uma motorização 1.6 litros, híbrida, com uma autonomia total de 900 quilómetros e capaz de circular em cidade em modo elétrico até 80% do tempo. O propulsor full hybrid deverá chegar mais tarde ao mercado nacional.
Um conjunto melhorado de tecnologias de segurança passiva e ativa, incluindo sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) “MI-PILOT”, aumentam a segurança a bordo, bem como dos restantes utilizadores da via pública. Nos níveis de equipamento mais elevados e quando equipados com a caixa de velocidades automática das versões eletrificadas, o sistema MI-PILOT (do inglês Mitsubishi Intelligent Pilot) permite combinar o Cruise Control Adaptativo (ACC) com a Assistência à Centragem na Faixa de Rodagem (LCA).
As primeiras unidades do novo Mitsubishi ASX deverão chegar a Portugal no próximo mês de junho.