Novo Renault Symbioz. Polivalência a pensar nas famílias
Assumindo-se como uma proposta assente no princípio fundamental de responder às necessidades familiares, o novo Renault Symbioz junta-se a uma linhagem de modelos espaçosos e funcionais como os icónicos 16 e Espace e aponta ao muito relevante segmento C com uma carroçaria de 4,41 metros de comprimento, posicionando-se entre o Captur e o Austral.
O novo Symbioz é construído com base na plataforma CMF-B, utilizada pelos modelos Clio, Captur e Arkana e pode estar equipado, consoante o nível de equipamento, com jantes de 18 ou 19 polegadas. A Renault disponibiliza uma gama de sete cores para o exterior. Outro dos destaques do novo modelo da Renault é a inclusão do teto panorâmico Solarbay, um elemento que promete contribuir para o conforto térmico a bordo, melhorando igualmente o espaço livre em altura ao substituir a habitual cortina.
No habitáculo, o Symbioz recorre a um tablier em tudo idêntico ao utilizado pelo Captur e os bancos contam com acabamentos específicos para cada uma das versões propostas, Iconic, Techno e Esprit Alpine. Tal como o seu irmão mais pequeno, o Symbioz está equipado com um banco traseiro deslizante – até 16 centímetros de ajuste longitudinal – permitindo variar a capacidade da bagageira entre 492 e 624 litros. Ao rebater-se o encosto do banco, o volume de carga máximo é de 1.582 litros. No interior, os espaços de arrumação oferecem quase 25 litros de espaço, 7 deles no porta-luvas, garantindo a versatilidade que se exige numa proposta familiar.
Ao nível da tecnologia, o novo SUV é proposto com o já conhecido sistema multimédia OpenR Link com Google integrado, compatível com Apple Car Play e Android Auto. O ecrã tátil central é de 10,4 polegadas em todas as versões e o painel de instrumentos é igualmente digital, com 10,3 polegadas. Opcionalmente, está disponível um sistema áudio premium Harman Kardon com 9 altifalantes cujo desenvolvimento da experiência de som contou com a colaboração de Jean-Michel Jarre. A oferta ao nível de assistentes de condução é extensa, com até 29 sistemas disponíveis logo na versão de acesso.
Debaixo do capot, o Symbioz esconde sempre a motorização híbrida E-Tech full hybrid 145, já conhecida dos modelos acima mencionados e que promete uma condução em modo puramente elétrico em até 80% do tempo ao circular em cidade. A média de consumo declarada, em ciclo combinado WLTP, é de 4,6 lt/100 km.
A função “E-Save” permite igualmente salvaguardar pelo menos 40% da capacidade da bateria, garantindo energia e potência suficiente para superar declives e realizar ultrapassagens sem grande esforço para o propulsor, evitando entre 30 a 40% das habituais reduções da transmissão que elevam o regime do motor de combustão.
O novo Renault Symbioz tem chegada prevista ao mercado durante o mês de setembro.