SEAT Históricos construiu Ibiza Copa. Estive lá e perguntei como o fez
Este ano realizei um sonho. Entre alguns já concretizados e muitos outros que estão ainda a aguardar a sua vez, consegui, finalmente, visitar a Nave A122 da SEAT, situada na Zona Franca de Barcelona, espaço onde a SEAT protege a sua história, o seu extenso património rolante.
Astrologia não é comigo, “eu é mais carros”, mas a verdade é que os astros alinharam-se e, no âmbito do lançamento da edição especial de aniversário do Ibiza, dei por mim a celebrar, ainda que numa deslocação profissional, junto de dezenas de automóveis clássicos, alguns novos, outros de meia-idade, exemplares únicos ou até mesmo máquinas de competição, os 40 anos do modelo que me é mais próximo.
Almocei na companhia dos Ibiza Kit Car com que tanto vibrava ao vê-los passar na minha televisão há 25 anos, vi de perto os concepts que anteciparam alguns dos modelos mais bem-sucedidos da SEAT e ainda conduzi todas as cinco gerações do Ibiza em plena cidade de Barcelona. Foi, para mim, um dia perfeito.
Porém, para minha surpresa, ao visitar as oficinas que servem de apoio à recuperação e conservação da tão grande e valiosa coleção da SEAT Históricos – cuja pequena equipa, liderada por Isidre Lopez, faz um tremendo trabalho de procura e inventário de componentes, fabrico e construção de outros, bem como restauros completos – deparei-me com um Ibiza de primeira geração em fase de construção.
Curioso com aquele exemplar ainda despido dos seus principais componentes, mas cuja rollbar e carroçaria, perfeitamente recuperada e pintada de branco, brilhava e aguardava, adivinhava-se, por autocolantes, perguntei do que se tratava. “É uma réplica do Ibiza Copa que estamos a construir”, respondeu-me o Isidre. Tenho de explorar o tema, pensei de imediato.
Motor 1.5 System Porsche de 85 cavalos passa a debitar 120
Fiquei assim a saber que o Ibiza em processo de construção seria uma réplica fiel da versão utilizada no troféu de promoção organizado pela SEAT Sport entre 1985 e 1988. Tendo como base a motorização System Porsche de 1.5 litros de cilindrada, os participantes compravam os seus Ibiza, de série, tal e qual os disponíveis nos concessionários, aos quais era depois adicionado um kit de transformação desenvolvido pela divisão desportiva da marca.
O novo campeonato que assim nasceu foi denominado I Campeonato Inter-Ibiza, embora nos anos seguintes tenha passado a chamar-se simplesmente Copa Ibiza. Foram, como referido, realizadas quatro edições entre 1985 e 1988, mais uma do que as três inicialmente planeadas pela marca. A competição contou com a participação de 14 a 20 equipas, motivadas pelo prémio monetário oferecido pela SEAT – por prova e pela classificação final – bem pela boa escola de condução proporcionada pelo novo Ibiza 1.5 de Grupo B desenvolvido para esse fim.
O kit de preparação incluía, ao nível do chassis, novas barras estabilizadoras e casquilhos de suspensão e direção – cuja cremalheira era também nova, mais rápida – pastilhas e discos de travão novos, inclusivamente no eixo traseiro (algo que o Ibiza de série nunca teve), pneus específicos e, debaixo do capot, o motor System Porsche recebia, por exemplo, uma nova árvore de cames e dois carburadores duplos e a caixa de velocidades passava a ter relações mais próximas e relação final mais curta, com autoblocante.
Os 85 cavalos declarados pelo motor original passavam, assim, a cerca de 120 cavalos, num Ibiza que pesava agora, depois da dieta, cerca de 850 kg. Em termos de segurança, e para além do obrigatório rollbar integral de proteção – que também tornava a carroçaria mais rígida – os Ibiza incluíam igualmente baquets de competição e cintos de segurança de seis apoios.
Novo R-Copa faz parte das celebrações dos 40 anos do Ibiza
No total, a equipa dedicou cerca de 2400 horas de trabalho à réplica do Ibiza Copa tendo sido apenas necessário recorrer a fornecedores externos para produzir, por exemplo, componentes como as engrenagens da caixa de velocidades. A suspensão regulável é também ela feita à medida, transformando por completo a postura do Ibiza, algo bem visível nas fotografias da sua prova de estreia, o Rally Costa Brava, realizado no passado mês de março, com a dupla Albert Fàbrega e Anna Vives a bordo. O plano da SEAT Históricos é participar em provas de regularidade para clássicos, expandido o legado do nome Ibiza a novos horizontes.
A unidade que serviu de base – 1.5 GLX – foi comprada especificamente para este projeto e o exemplar de testes da SEAT Sport com o qual se desenvolveu o regulamento da competição – o Ibiza 1.5 Grupo B, homologado a 1 de abril de 1985 – faz parte da coleção, tendo servido de modelo para esta recriação fiel batizada de R-Copa, um projeto que se integrou no programa de eventos e iniciativas de celebração do 40º aniversário do Ibiza, no qual tive o enorme prazer de estar presente e onde pude, como disse acima, conduzir todas as gerações do modelo de série.
E o Ibiza R-Copa? Esse não conduzi, mas quem sabe, um dia, a SEAT Históricos me permita concretizar esse outro sonho. A toda a sua equipa, o meu sincero agradecimento pelo constante trabalho realizado, pela paixão pela história, bem como, neste caso particular, pela disponibilidade e interesse em tornar este pequeno trabalho possível. Gracias!