Novo Mitsubishi ASX: Estivemos na apresentação internacional e já o guiámos
A cidade de Roma foi o palco escolhido para a apresentação internacional do renovado ASX. A convite da Mitsubishi Portugal, fomos assim até Itália para conhecer em primeira mão esta importante atualização do crossover de segmento B da marca japonesa, cuja modernização ao nível estético e tecnológico promete reforçar os seus argumentos perante a muita concorrência que enfrenta nesta categoria de mercado.
Com início de comercialização em Portugal marcado para o próximo mês de julho, o novo ASX continua a beneficiar das sinergias providenciadas pela Aliança, mas aposta agora num design mais diferenciador e em linha com a identidade de estilo da Mitsubishi, sendo disso o melhor exemplo a dianteira Dynamic Shield, agora com linhas mais horizontais e que transmitem a sensação de uma maior largura à secção frontal. Visualmente, o novo ASX distingue-se ainda pelas novas jantes de 18 polegadas disponíveis para as versões mais recheadas de equipamento. Em termos de cores para a carroçaria, a gama inclui cinco opções, disponíveis em todos os níveis de equipamento: Crystal White metalizado, Sunrise Red, Onyx Black, Royal Blue e Steel Grey. A personalização das versões de topo pode ser feita através da opção do tejadilho em Onyx Black metalizado.
Mais digital
No habitáculo, a acessibilidade foi melhorada graças a uma nova configuração do banco, com “ponto H” mais elevado, e estão disponíveis três opções de materiais para o habitáculo, combinadas com forro de tejadilho em cinzento-escuro ou preto na versão topo de gama. A versatilidade continua em destaque graças aos 22 litros de arrumação no interior e aos 332 litros da bagageira, volume que pode crescer em 69 litros graças à prática possibilidade de regular longitudinalmente o assento do banco traseiro até 16 centímetros.
Em termos de digitalização, o ASX passa agora a contar com um novo painel de instrumentos digital de 7 polegadas, bem como com um ecrã tátil central de 10,4 polegadas através do qual é possível aceder a vários serviços conectados, incluindo, por exemplo, o Google Assistant. O sistema de infotainment inclui igualmente a possibilidade de receber atualizações “over the air”. Novidade é também a aplicação móvel My Mitsubishi Motors, bem como o sistema de som Harman Kardon. No que diz respeito a tecnologias de segurança e de assistência à condução, estão disponíveis 16 sistemas distintos.
Gasolina, com e sem eletrificação. Bi-Fuel no final do ano
A gama de motorizações prevista para Portugal inclui o pequeno motor 1.0 MPI-T, turbo, a gasolina, com 90 cavalos e 160 Nm de binário, associado a uma caixa manual de 6 velocidades, bem como duas versões do motor 1.3 DI-T, turbo, a gasolina: 140 cavalos, com caixa manual de 6 velocidades; 160 cavalos, associada a transmissão 7SST, de dupla embraiagem com 7 relações. Ambas as versões do motor 1.3 DI-T dispõem de tecnologia mild hybrid, capaz de recuperar energia durante as desacelerações e travagens, apoiando o motor térmico com binário adicional nas acelerações.
A motorização topo de gama, híbrida, combina um motor 1.6 litros a gasolina com duas máquinas elétricas e a também já conhecida transmissão multimodo, não tem ainda data prevista de chegada a Portugal. Por outro lado, podemos confirmar que no último trimestre de 2024 chegará ao nosso país a motorização Bi-Fuel, a gasolina e GPL, tendo como base o motor 1.0 litros, turbo, e disponibilizando 100 cavalos de potência e 170 Nm de binário.
A gama nacional, embora ainda não sejam conhecidas as designações oficiais para as diferentes versões, incluirá três níveis de equipamento – prescinde do nível de acesso – e respeitará, assim, a estratégia da marca de oferecer uma gama simplificada para os clientes. Não foram ainda revelados os preços do novo ASX para Portugal, mas sabemos que estará disponível a partir de 24.500 euros e que a motorização que o importador espera que represente o maior volume de vendas é a 1.0 MPI-T, a gasolina.
Ao volante
Durante a nossa visita a Itália, tivemos oportunidade de tomar contato com duas motorizações do ASX. A primeira viagem foi feita a bordo do ASX híbrido, motorização de 143 cavalos que se revelou especialmente adequada ao movimentado centro de Roma, ambiente onde a propulsão elétrica foi bem explorada e a disponibilidade imediata do propulsor bem-vinda, permitindo-nos adequar com grande à vontade ao ritmo frenético com que se circula de automóvel no centro da capital italiana e chegar ao nosso destino com o computador de bordo a mostrar uma eficiente média final de 4 l/100 km.
Do híbrido passámos para o ASX 1.3 DI-T de 140 cavalos, uma proposta para quem a eletrificação não tem ainda assim tanto peso na sua decisão, mas cuja presença da tecnologia mild hybrid dá também um contributo positivo para a economia do conjunto. Agradável de explorar e com uma entrega de potência muito convincente, não foi, obviamente, tão eficiente como o propulsor híbrido, mas os 5,3 l/100 km de média final combinada é um valor muito positivo.
Algo que se mantém inalterado é o bom equilíbrio entre conforto e dinamismo revelado pela suspensão, adequado às muitas irregularidades que enfrentámos em parte do percurso de teste e capaz de controlar com eficácia movimentos excessivos da carroçaria nas viragens mais exigentes. O ASX não é a proposta mais confortável do segmento, nem a mais ágil, mas é, sem dúvida, uma das que melhor cumpre em ambos os espectros da análise dinâmica, fruto da boa base sobre a qual assenta.
Tendência crescente
Por muito estranha que a estratégia da Mitsubishi possa parecer aos olhos dos mais desconfiados, a verdade é que em 2023, considerando os 20 mercados europeus onde a marca está presente, esta foi escolhida por cerca de 56 mil clientes, representando um crescimento de 3,5% relativamente ao ano anterior.
Não é por isso de estranhar que esta atualização estética e reforço tecnológico do ASX sejam igualmente acompanhados pela ambição de fechar o ano de 2024 com uma subida de 25%, com a Mitsubishi a esperar entrar em 2025 em alta, já com o novo Outlander PHEV apresentado e preparando o palco para o lançamento do seu novo 100% elétrico, apontado ao muito relevante segmento C-SUV.