Volkswagen Golf: Oitava geração atualizada com nova tecnologia e mais autonomia elétrica nas versões híbridas
Cinquenta anos depois do seu lançamento original, o Golf, atualmente na sua oitava geração, foi alvo de uma atualização que o moderniza em termos visuais, tecnológicos, bem como ao nível da autonomia elétrica oferecida pelas versões híbridas plug-in.
Com mais de 37 milhões vendidas desde o início de produção em março de 1974, o novo Golf prepara-se “atacar” o segmento com um design exterior atualizado. O emblema dianteiro é agora, pela primeira vez, iluminado e os faróis em LED contam também com um novo desenho, atualização que se prolonga aos farolins traseiros. Esta atualização trouxe também ao catálogo novas cores para a carroçaria, bem como novas jantes de medida máxima de 19 polegadas.
Por dentro é novidade o sistema de infotainment, nova geração MIB4 que inclui agora uma barra tátil retroiluminada abaixo do ecrã tátil para controlo da temperatura e do volume multimédia. O volante é igualmente novo e a marca de Wolfsburg introduziu também novidades no assistente de voz IDA, o qual pode ser utilizado para controlar funções como o de ar condicionado, o telefone ou a navegação, mas também para aceder a informações online de várias temáticas.
Novos Golf GTI Clubsport e Golf R chegam depois
Debaixo do capot, este Golf 8.5 conta igualmente com novidades nas motorizações. As versões híbridas plug-in – 204 ou 272 cavalos – passam a contar com possibilidade de carregamento DC até 40 kW (potência em AC também subiu de 3,6 para 11 kW) e veem a sua autonomia elétrica atingir um máximo possível de 140 quilómetros. A gama continua a incluir motores com tecnologia mild hybrid, 1.5 eTSI em versões de 115 e 150 cavalos, e o icónico GTI oferece agora uma potência de 265 cavalos. Estão igualmente disponíveis motorizações 1.5 TSI de 115 cv sem eletrificação, bem como duas variantes do 2.0 TDI, a gasóleo, com 115 ou 150 cavalos.
A gama inclui, para além das versões GTE e GTI, cinco níveis de equipamento – Golf, 50 anos, Life, Style e R-Line – bem como continua a estar disponível na mais versátil carroçaria station wagon Variant. Os desportivos de topo – o Golf GTI Clubsport e o Golf R – serão lançados na segunda metade do ano, com os modelos R a dispor do já conhecido contributo da tração integral 4MOTION. Estão também disponíveis seis pacotes de equipamento durante a fase de lançamento para reforço da oferta, bem como novos sistemas de assistência.