Este é o novo e melhorado Hyundai Santa Fe
Fomos conhecer a nova geração do Hyundai Santa Fe, o maior SUV da marca na Europa. Está maior, melhor e com um design completamente diferente.
Ao longo de 4 gerações, o Hyundai Santa Fe sempre primou por ser espaçoso, com uma clara vocação familiar, tanto pelos 7 lugares como pelo conforto, e orientado para grandes viagens. Esta 5ª geração mantém isso tudo, mas com umas “pequenas” diferenças: continua com a vocação familiar, melhora o conforto, tem, apenas, motorizações electrificadas e, agora, já pode levar a família para viagens com mais aventura. O espaço a bordo aumenta, as capacidades todo-o-terreno melhoram, e há uma clara orientação para estar “aberto para mais”, tal como indica o seu novo slogan, fazendo referência não, apenas, a esta orientação para a viagem e descoberta, mas, também, à sua porta da bagageira com uma abertura bastante ampla e que permite um acesso incrível e múltiplas utilizações da bagageira.
Design
O design, sempre subjectivo, é para agradar a quem gosta de linhas mais rectas, com arestas acentuadas e um ar mais boxy. O aspecto retro remete para os anos 80 e 90, com as luzes traseiras muito baixas e quadradas. À frente, os faróis, mais altos, têm a assinatura “H”, elemento que está presente em muitas partes do carro, tanto por fora como por dentro. Lá dentro, o aspecto mais rectilíneo mantém-se, mas ganha, aqui, uma dimensão diferente, com um habitáculo muito amplo e iluminado. O equipamento está melhorado, com, por exemplo, os dois carregadores de telemóvel por indução, o touchscreen amplo, mais central, os controlos da climatização também com um ecrã de toque (e duas rodas para regular a temperatura, felizmente). Não tem muitos botões, mantendo alguns, mas a impressão que transmite é a de espaço e qualidade a bordo.
Condução e off-road
Ao nível da condução, pelo que pudemos testar neste primeiro contacto, é muito leve, muito confortável, com uma posição bem elevada e com um rolar muito suave, ótimo para fazer grandes viagens. Algum ruído quando o motor acelera, mas tendo em conta a condução que deverá ter, não é problemático. Ao nível do fora de estrada, ficámos muito impressionados, com este novo Hyundai Santa Fe a fazer trilhos e galgar regos “como gente grande”, ficando praticamente ao nível dos melhores neste campeonato, mesmo não estando com pneus adequados. Aguenta a “pancada”, controla muito bem a tração, nunca sentimos que o conforto ficasse prejudicado. Ficámos mesmo surpreendidos pela positiva.
Havermos de ter oportunidade para um teste mais longo, mas as primeiras impressões são positivas. Ainda não é possível encomendar, embora a marca já esteja a receber as intenções de compra, algo bastante importante para controlar prazos de entrega e procura. O preço também ainda não está disponível, mas a Hyundai garante que não deverá fugir muito dos preços actuais, embora actualizado tendo em conta o equipamento e motorizações.