Apresentação nacional: Tudo o que importa saber sobre o novo Peugeot 3008
A convite da Peugeot Portugal, fui conhecer a nova geração do 3008, a terceira da história do modelo. Da plataforma sobre a qual é construído ao formato de carroçaria, passando ainda pelas motorizações – todas eletrificadas e sem opção Diesel no catálogo – e renovado ambiente a bordo, são muitas as novidades do 3008 e por isso talvez não seja má ideia irmos “por partes”.
Da mesma forma que a muito bem-sucedida geração anterior representou a entrada numa nova era para a Peugeot, elevando o seu posicionamento e colocando o leão mais perto do segmento premium, também o novo 3008 tem essa ambição, a de conquistar, como o seu antecessor fez, clientes a marcas premium, mas também a de abrir a porta a uma nova fase na história do modelo, passando a ser exclusivamente proposto com motores eletrificados.
Não é por isso de estranhar que os responsáveis da marca com quem estivemos nos tenham transmitido a sua confiança no produto que agora apresentaram, o qual representa, tal como o anterior em 2016, uma verdadeira revolução, ambicionando que o novo 3008 prolongue o sucesso da geração anterior e que seja também capaz de fidelizar muitos clientes Peugeot, “convidando-os” a entrar na nova era 3008, totalmente eletrificada debaixo do capot e dominada, a bordo, pela mais recente interpretação do i-cockpit da marca francesa.
Por fora
Começando pelo exterior – e pelo que as fotografias não mostram – o novo Peugeot 3008 é o primeiro modelo a recorrer à nova plataforma STLA Medium, estrutura desenvolvida pela Stellantis apta a receber diversos tipos de motorizações e igualmente a primeira de quatro novas plataformas a lançar pelo grupo. É ela, afirma a Peugeot, a responsável pela nova subida de posicionamento do 3008.
O design do novo 3008, agora assumidamente um SUV fastback, é, ao mesmo tempo, polarizador e consensual. Por um lado, polarizador porque o arrojo e irreverência transmitidos pela quantidade de pormenores e soluções estilísticas das suas linhas fazem da sua estética algo que se adora ou que se detesta. Mas, por outro, reúne bastante consenso porque entre os presentes no evento – e também com base noutras opiniões que recolhi, entretanto – foram muitos os que o aprovaram e reconheceram o seu visual moderno e, principalmente, diferenciador num segmento com vários modelos muito idênticos entre si, prevendo que venha a ser um sucesso para a Peugeot.
Por dentro
O habitáculo, à frente, é dominado pelo ecrã panorâmico com até 21 polegadas do novo i-cockpit e, também consoante a versão, pela iluminação ambiente que o adorna. O design do tablier e consola garantem uma acolhedora sensação de envolvência, principalmente para o condutor, mas também para o passageiro. Os materiais empregues e a apresentação cuidada garantem o essencial feeling premium. Uma das novidades no interior é a nova posição do comando da transmissão, agora à direita do volante, no tablier. O volante é também novo e incorpora comandos táteis, algo que pode não agradar a todos.
Do conforto dos bancos ninguém se vai queixar, aposto, os quais podem até contar com apoios laterais adaptativos, além das funções de massagem e aquecimento habituais. Recheado de tecnologia e digitalização, é certo, mas a Peugeot conseguiu, através de uma inteligente combinação de cores e texturas, fazer do habitáculo do novo 3008 um ambiente muito acolhedor. Porém, ainda que se notem melhorias em termos de leitura da instrumentação nesta evolução do i-cockpit, a adaptação a este novo conceito será certamente mais fácil para quem venha a fazer a transição de uma geração anterior do que para um cliente conquistado à concorrência.
No banco de trás, ainda que o teste tenha sido rápido, as sensações foram boas, com o 3008 a oferecer os níveis de habitabilidade que se esperam encontrar no segmento que pretende liderar. A bordo existe também um total de 17 espaços de arrumação que totalizam 34 litros de volume para arrumar as tralhas com que andamos no dia a dia. Lá mais atrás, e graças à nova plataforma STLA Medium, todos os 3008 neste momento disponíveis contam com uma bagageira com 520 litros de espaço útil, independentemente da motorização que os propulsiona.
Motorizações
Disponível pela primeira vez com três níveis de eletrificação, mild hybrid, híbrido plug-in e elétrico, este último, o E-3008, é a grande novidade do lançamento desta nova geração. Disponível, para já, numa única versão de tração dianteira com motor de 210 cavalos e bateria NMC de 73 kWh de capacidade – autonomia de 525 quilómetros – a gama 100% elétrica será posteriormente reforçada por duas novas variantes: versão de tração integral – dois motores – com 320 cavalos e bateria de 73 kWh, com autonomia de 525 quilómetros; versão de autonomia alargada com bateria de 98 kWh e motor dianteiro de 230 cavalos para uma autonomia máxima de 680 quilómetros. O carregamento AC pode ser feito até 11 kW – carregador de 22 kW disponível em opção – e a potência máxima DC é de 160 kW.
Já a motorização mild hybrid combina um motor 1.2 Turbo, a gasolina e uma transmissão de dupla embraiagem de 6 velocidades com uma máquina elétrica de 28 cavalos nela integrada. Destaca-se dos demais propulsores com tecnologia equivalente por ser capaz de fazer o 3008 mover-se momentaneamente com recurso a apenas energia elétrica, como ao circular a baixa velocidade sem grandes solicitações ao pedal de acelerador ou durante as manobras. No que à motorização híbrida plug-in diz respeito, o 3008 oferece agora uma autonomia elétrica que pode chegar aos 87 quilómetros e uma potência combinada de 195 cavalos – usa um novo motor elétrico de 125 cavalos.
Ao volante
A apresentação nacional à imprensa já me possibilitou ter um primeiro contacto dinâmico com o novo E-3008, percurso combinado de cerca de 150 quilómetros que permitiu comprovar, mesmo sem contar com amortecimento adaptativo, uma boa combinação entre agilidade e eficácia dinâmica com o nível de conforto que se espera de um moderno SUV familiar. O dia quente obrigou-me a usar o ar condicionado numa grande parte do percurso e as curvas ao longo do caminho convidaram, pontualmente, a subir ligeiramente o ritmo. Ainda assim, o E-3008 chegou ao destino programado com uma convincente média de 15,1 kWh/100 km. Para a viagem de regresso, maioritariamente feita em autoestrada, estava reservado para mim um 3008 com motorização mild hybrid, cujos 136 cavalos mostraram estar à altura do seu peso e dimensão, ajudados, também, pela presença do motor elétrico. O consumo final, ainda que pouco representativo da utilização que um 3008 virá a ter no dia a dia, foi de 6,6 lt/100 km. Impressões de condução mais abrangentes e conclusivas, em breve, numa próxima passagem do novo 3008 pelas páginas da Garagem
Preços – Peugeot 3008
A Peugeot simplificou a gama do novo 3008 disponibilizando apenas dois níveis de equipamento, Allure e GT, os quais podem ser complementados por três packs de opcionais: Pack Visão 360º & Drive Assist, Pack Navegação Panorâmica e Pack Teto de Abrir no Allure; Pack Visão 360º & Drive Assist Plus, Pack Hi-Fi Focal e Pack Teto de Abrir no GT.
Hybrid
- Allure – 34.650 euros
- GT – 39.150 euros
Plug-In Hybrid
- Allure – 44.150 euros
- GT – 49.150 euros
Elétrico
- Allure – 46.150 euros
- GT – 51.150 euros