Coreia do Sul limita carga de baterias elétricas de forma a reduzir risco de incêndio
Incêndio de automóvel elétrico num parque de estacionamento subterrâneo conduziu a decisão preventiva por parte das autoridades competentes.
No seguimento de um incêndio provocado por uma ignição espontânea de um veículo elétrico estacionado num parque subterrâneo na Coreia do Sul, o governo local decidiu impor um limite ao nível de carga das baterias de veículos elétricos em parques subterrâneos, cujo valor não deverá agora exceder os 90%.
O acidente levou à hospitalização de 23 pessoas por inalação de fumos e provocou danos em mais de 100 automóveis, mas curiosamente o veículo onde o incêndio teve origem não estava sequer em processo de carregamento da sua bateria.
Ainda assim, a medida tomada parece defender a teoria de que forçar o carregamento da bateria até à sua capacidade máxima pode aumentar a probabilidade de ocorrer um incêndio, algo que está por comprovar, como avançam os especialistas do setor, vozes que referem ainda que os automóveis elétricos são concebidos de forma a não permitirem que as suas baterias atinjam os 100%, ainda que o indiquem no painel de instrumentos.
O plano de segurança prevê obrigar os fabricantes a emitir um certificado de carga da bateria não superior a 90%, obrigatório para que os veículos possam aceder a parques de estacionamento subterrâneos. Um elétrico com a sua bateria totalmente carregada terá, assim, de “dormir” na rua. Outra medida prevê impor um limite de 80% de carga quando utilizados os carregadores públicos, sendo esta limitação depois alargada aos carregadores privados.
O incêndio causador de toda esta polémica teve início num elétrico que estava estacionado há 59 horas e o qual não foi alvo de qualquer fator externo que pudesse ter espoletado a situação, isto de acordo com as imagens do circuito de vigilância e com os meios de comunicação locais que avançaram a notícia.
Marcas como a KIA, Hyundai, BMW e Mercedes-Benz já divulgaram voluntariamente, a pedido do governo de Seul, quem são os fornecedores das baterias dos seus modelos elétricos.