KGM chega ao mercado com forte ofensiva SUV. Novo Torres EVX abre a porta a um futuro mais eletrificado
A KGM é uma das mais recentes marcas a chegar a Portugal e fá-lo com uma ofensiva de produto de mão cheia. Nada mais do que cinco modelos diferentes, sendo que um deles, o ponta de lança Torres, destaca-se por incluir na gama uma inédita versão 100% elétrica designada por EVX.
Representada no nosso mercado pela Astara, a KG Mobility resulta de um processo de rebranding da Ssangyong, marca recentemente comprada pelo KG Group e que, embora afastada do mercado português, tem registado bons resultados além-fronteiras com mais de 122 mil unidades vendidas a nível mundial em 2023, cerca de 30 mil das quais na Europa, mercado onde cresceu 28% relativamente ao ano anterior.
Com uma gama assumidamente focada no formato SUV, na qual se destaca uma extensa oferta de equipamento logo a partir das versões de entrada, as vendas da KGM são asseguradas, para já, por uma rede nacional de concessionários composta por 13 pontos de venda distribuídos pelo continente e ilhas. Em termos de serviços após-venda, o fornecimento de peças à rede é feito através do seu armazém central nos Países Baixos, via centro de distribuição de Madrid, um processo logístico que, garantiram-nos, está totalmente implementado e permitirá que os concessionários recebam os essenciais componentes diariamente.
A gama da KGM é composta pelos SUV Tivoli (segmento B), Korando (segmento C), Torres (segmento C/D), Rexton (segmento D), bem como pela pick-up Musso, com variantes de lazer – Raider – e de trabalho. Em conversa com os responsáveis da marca, foi-nos transmitida a confiança que depositam no Torres EVX como uma proposta especialmente aliciante para empresas, bem como o potencial que os modelos de acesso à gama – Tivoli e Korando – têm junto dos clientes particulares graças às suas aliciantes relações preço/equipamento/potência.
“A entrada da KGM vem alargar consideravelmente o nosso portefólio no segmento líder em Portugal, que atualmente representa cerca de 45% do mercado de ligeiros de passageiros. O Torres é uma proposta que tem todas as condições para obter sucesso, ao reunir um conjunto de argumentos muito valorizados no mercado nacional, ao mesmo tempo que inaugura uma nova era para a marca, com a introdução da versão EVX, totalmente eletrificada.”
Francisco Geraldes, Diretor Geral da Astara
Na conferência de imprensa de lançamento da KGM em Portugal, os responsáveis da marca partilharam igualmente a ambição de colocar nas estradas nacionais 350 automóveis KGM ainda este ano. O objetivo para 2025 é matricular um total de 1.500 automóveis e no ano seguinte chegar a um volume total de 2.500 unidades.
Torres lidera ofensiva
O ponta de lança da ofensiva de produto da KGM é o SUV Torres. Com 4,7 metros de comprimento, o Torres faz mira à concorrência dos segmentos C e D e aposta num design assumidamente diferenciador. Chega ao mercado com uma motorização a gasolina – 1.5 Turbo com 163 cavalos e 280 Nm – ou 100% elétrica, na versão Torres EVX. Este último aposta numa combinação de motor elétrico com 207 cavalos/339 Nm com uma bateria de 73,4 kWh – de origem BYD e com composição fosfato de ferro-lítio – para declarar uma autonomia WLTP em ciclo combinado de 460 quilómetros – extensível a 505 quilómetros em ambiente urbano. O carregamento AC pode ser feito a 11 kW e a potência máxima DC é de 120 kW. O SUV Torres paga Classe 1 nas portagens nacionais se associado ao pagamento Via Verde.
Tivoli, Korando e Rexton completam oferta SUV
O Tivoli, com 4,23 metros de comprimento, é a aposta da KGM para o relevante segmento B, tendo sido recentemente alvo de uma atualização. Está equipado com um motor 1.5 Turbo, a gasolina, e disponível com dois níveis de potência: 135 cavalos quando associado a caixa manual de seis velocidades; 163 cavalos na versão com transmissão automática de seis relações. Está apenas disponível com um nível de equipamento, no qual a KGM destaca a extensa lista de elementos de conforto e segurança incluídos de série.
O Korando aponta ao segmento C com os seus 4,45 metros de comprimento e aposta igualmente no motor 1.5 Turbo, a gasolina, também com dois patamares de potência disponível: 149 ou 163 cavalos se associado, respetivamente, a transmissão manual de seis velocidades ou automática com igual número de relações. A KGM identifica como rivais do Korando modelos como o KIA XCeed, Citroën C4, Hyundai Kauai ou SEAT Ateca.
O Rexton – com 4,85 metros de comprimento – assume a posição de topo de gama da KGM, apostando numa configuração de sete lugares para conquistar clientes do segmento D. Está disponível com uma única motorização 2.2 litros Diesel, sobrealimentada, com 202 cavalos e 441 Nm de binário, associada a uma caixa automática de oito velocidades. Tal como o Torres, o Rexton é taxado como Classe 1 nas portagens nacionais se associado ao dispositivo de pagamento eletrónico Via Verde.
Musso para o segmento das pick-up
De forma a responder ao crescimento da procura por modelos pick-up – segmento cresceu 36% no primeiro semestre de 2024 relativamente ao período homólogo do ano passado e representa cerca de 3.000 unidades ano – a KGM propõe o Musso como um veículo versátil, apto para lazer ou para utilizações mais profissionais, procurando preencher o espaço deixado por alguns modelos que deixaram de ser comercializados, como por exemplo, a Mitsubishi L200.
Debaixo do capot, esconde a mesma motorização do Rexton, o motor Diesel, sobrealimentado, com 202 cavalos de potência, mas com 400 Nm de binário se associado à caixa manual de seis velocidades ou com 440 Nm na versão com transmissão automática de oito relações. Todas as versões estão equipadas com o sistema de tração integral Part-time 4WD com diferencial autoblocante. Um dos destaques do Musso é a geometria independente da suspensão traseira na versão Raider, de lazer, a qual substitui a configuração de molas de lâmina da versão de trabalho, cuja carga útil é de 1.085 kg. O Musso é apenas proposto com carroçaria de cabine dupla, em versões de três ou cinco lugares.
Em termos de garantia de fábrica, toda a gama KGM beneficia de 5 anos ou 100.000 quilómetros nos modelos equipados com motor de combustão interna. Já Torres EVX – 100% elétrico – é proposto com uma garantia de 7 anos ou 150.000 quilómetros e de 10 anos ou 1.000.000 quilómetros para a bateria de tração
Novo Actyon chega já em 2025
No início de 2025 a gama da KGM será reforçada pelo novo Actyon – SUV de 4,74 metros de comprimento de inspiração coupé – modelo que apostará numa motorização full hybrid que terá como base térmica o motor 1.5 Turbo a gasolina dos modelos agora introduzidos no mercado português. Uma versão híbrida plug-in deverá ser adicionada à gama do Actyon daqui a sensivelmente dois anos.
Para além deste patamar adicional de eletrificação, a KGM levantou um pouco o véu sobre o seu futuro 100% elétrico, deixando antever a introdução de três novos modelos, dois novos SUV e uma pick-up.
Apesar de já nos ter sido dada a oportunidade de ter um primeiro contacto dinâmico com os modelos da KGM, deixamos as nossas impressões de condução para daqui a algumas semanas, depois de realizados ensaios mais prolongados e conclusivos.
Preços Gama KGM
Torres
- Torres G15T 6MT K4 – 36.900 euros
- Torres G15T 6AT K4 – 39.400 euros
Torres EVX
- Torres EVX E73 K3 – 45.900 euros (31.667 euros + IVA)
- Torres EVX E73 K5 – 49.900 euros (35.732 euros + IVA)
Tivoli
- Tivoli G15T 6MT K3 – 24.900 euros
- Tivoli G15T 6AT K3 – 27.400 euros
Korando
- Korando G15T 6MT K3 – 28.900 euros
- Korando G15T 6AT K3 – 31.300 euros
Rexton
- Rexton D22T 8AT 7 lugares K5 – 58.000 euros
Musso
- Musso Grand D22T 4WD 6MT K3 Pro – 39.500 euros (30.081 euros + IVA)
- Musso Grand D22T 4WD 6AT K3 Pro – 41.500 euros (31.707 euros + IVA)
- Musso D22T 4WD 6MT K5 Raider Pro – 43.500 euros (32.927 euros + IVA)
- Musso D22T 4WD 6AT K5 Raider Pro – 45.500 euros – (34.553 euros + IVA)