Estoril Classics 2024: Tudo (ou quase tudo) o que podes ver em pista
Um dos eventos de automóveis mais aguardados do ano está a chegar. A edição de 2024 do Estoril Classics promete elevar a fasquia relativamente às edições passadas e a lista de máquinas presentes é o melhor convite possível para te deslocares ao Autódromo do Estoril nos próximos dias 4, 5 e 6 de outubro.
As provas da Peter Auto incluem, por exemplo, a Endurance Racing Legends, categoria que colocará no asfalto do Estoril automóveis como o Lotus Elise GT1, Mercedes-Benz CLK GTR, McLaren F1 GTR, Maserati MC12 e Porsche 911 GT1. Já a categoria Classic Endurance Racing II promete dar continuidade a um dos mais icónicos duelos em termos de provas de resistência, colocando frente-a-frente os Ferrari 512BB LM e os Porsche 935.
A categoria Classic Endurance Racing colocará em prova 43 automóveis, pelotão onde se destacarão modelos como o Ford GT40 e o Lola T70. Já nas provas The Gentleman Challenge, categoria aberta a todos os carros que marcaram as grandes corridas de resistência dos anos 1950 e início dos 1960, vão “desfilar” em pista obras de arte como o Ferrari 250 GT SWB e os Alfa Romeo SZ Coda Tronca e Giulia TZ2.
Na categoria The Sixties’ Endurance Cup, com uma corrida de duas horas, estarão em prova modelos como o Jaguar E-Type, Shelby Cobra e Bizzarrini 5300 GT. No que diz respeito aos veículos de turismo, em particular à categoria Classic Touring Challenge, o Circuito do Estoril será o palco perfeito para recordar automóveis como o Alfa Romeo Giulia Sprint GTA, Austin Mini Cooper S e os Ford Mustang e Cortina Lotus.
Na Heritage Touring Cup irão correr automóveis de turismo de 1966 a 1984, modelos como os míticos Ford Capri RS 3100 e RS 3100 Cologne, bem como os BMW 3.0 e 3.5 CSL. Já a Iberian Historic Endurance conta com um grande e variadíssimo pelotão, o qual conta com automóveis tão diferentes como o Ford GT40 e o Datsun 1200. A categoria 2.0L Cup é dedicada em exclusivo aos primeiros Porsche 911 SWB com motor de dois litros de cilindrada – de acordo com o regulamento da FIA pre-1966 – o que promete fazer as delícias dos fãs do mítico modelo da marca de Estugarda. A não perder.