XPENG em Portugal: Três modelos 100% elétricos para começar. Tudo o que precisas de saber
A convite do Grupo Salvador Caetano, estive presente no evento de lançamento da mais recente marca de automóveis a juntar-se ao seu já extenso portfólio, a XPENG.
Marca chinesa fundada em 2014, a XPENG foca-se em soluções de mobilidade elétrica inteligente suportadas por inteligência artificial e chega ao nosso país com três modelos automóveis totalmente elétricos, nos quais se destacam as tecnologias de assistência à condução e sistema operativo, bem como os propulsores e arquitetura elétrica/eletrónica concebidos pela própria marca, capacidade interna de desenvolvimento orgulhosamente comunicada a todos os presentes.
Num evento que contou com a presença de vários responsáveis internacionais da marca, bem como do seu importador nacional para o nosso país, a chegada da XPENG a Portugal fez-se com o lançamento de três modelos 100% elétricos: o SUV coupé G6, o SUV familiar G9 e a berlina desportiva P7.

“Estamos fortemente empenhados no mercado português, o qual está a passar por uma transição dinâmica para a mobilidade elétrica e inteligente. A nossa parceria com a Salvador Caetano Auto destaca a nossa dedicação em expandir a nossa presença e os nossos esforços contínuos na região.”
Brian Gu, Vice-Presidente do Conselho de Administração da XPENG
Para este início de atividade comercial em Portugal, a XPENG contará com dois pontos de venda em Lisboa e Porto, rede que contará até ao final do ano com um total de seis concessionários. A estratégia de crescimento da XPENG Portugal implementará, até ao final do próximo ano, uma rede com um total de 15 concessionários, no continente e ilhas. Em termos de volume de vendas, os responsáveis da marca traçaram um objetivo comercial de 1.000 unidades já em 2025, duplicando-o no ano seguinte.
“A estreia da XPENG em Portugal é mais um marco na nossa estratégia de oferecer os mais inteligentes e completos modelos elétricos ao consumidor nacional, conferindo acesso aos melhores produtos e tecnologia, com foco na satisfação do cliente.”
Sérgio Ribeiro, Administrador Executivo da Salvador Caetano Auto & CEO Distribuição Automóvel Internacional
XPENG G6 desde 46.990 euros
O G6 é, muito provavelmente, dos três modelos apresentados, o mais relevante para o mercado português, assumindo-se como um SUV coupé de segmento D com 4,75 metros de comprimento e 2,89 metros de distância entre eixos. A bagageira oferece 571 litros de capacidade, volume extensível a 1.374 litros. A bordo, para além do muito espaço disponível – que pude inclusivamente comprovar neste primeiro contato estático – o G6 promete conforto também ao nível da tecnologia e digitalização oferecidas. O painel de instrumentos é composto por um display de 10,2” e o ecrã central tátil do sistema de infotainment mede 14,96”, sendo ambos controlados pelo sistema operativo Xmart OS da XPENG.
A marca destaca igualmente a extensa oferta de assistentes de segurança e à condução como o XPILOT 2.5, o qual disponibiliza funcionalidades como o Estacionamento Automático e Condução Autónoma em autoestrada graças à combinação de inteligência artificial, tecnologia preditiva e elementos como os cinco radares de alta-definição, uma dúzia de radares ultrassónicos e outras tantas câmaras.



O G6 dispõe de uma arquitetura elétrica de 800 Volts, oferecendo carregamento ultrarrápido, e está igualmente equipado com a função V2L – Vehicle-To-Load, a qual lhe permite alimentar equipamentos eletrónicos, transformando-se, nas palavras da XPENG, numa “central elétrica móvel”. Outro argumento é a presença de uma bomba de calor, otimizando a eficiência energética ao aproveitar o calor residual do motor elétrico e da bateria e melhorando a eficiência térmica no inverno em até 20%.
A gama do SUV coupé da XPENG é composta por três versões distintas – RWD Standard Range, RWD Long Range e AWD Performance – e estão disponíveis cinco cores para a carroçaria e dois ambientes interiores, escuro ou claro. O teto panorâmico está disponível em todas as versões e o G6 pode ainda incluir gancho de reboque elétrico. A lista de equipamento é composta por elementos como: jantes de 20” com pneus Michelin, bancos multi-ajustáveis, aquecidos e revestidos a pele, bancos dianteiros ventilados, volante aquecido, 4 portas USB, dois carregadores sem fios de 50W e sistema de áudio de 960 Watts constituído por 18 altifalantes e com cancelamento de ruído.
- G6 RWD Standard Range: motor elétrico traseiro com 258 cv/440 Nm; bateria LFP de 66 kWh; potência máxima de carregamento; 215 kW DC/11 kW AC monofásica; autonomia ciclo combinado WLTP de 435 km; autonomia ciclo urbano WLTP de 582 km; 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e 200 km/h de velocidade máxima;
- G6 RWD Long Range: motor elétrico traseiro com 286 cv/440 Nm; bateria NMC de 87,5 kWh; potência máxima de carregamento; 280 kW DC/11 kW AC trifásica; autonomia ciclo combinado WLTP de 570 km; autonomia ciclo urbano WLTP de 773 km; 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e 200 km/h de velocidade máxima;
- G6 AWD Performance: dois motores elétricos, um por cada eixo, com 476 cv/660 Nm no total; bateria NMC de 87,5 kWh; potência máxima de carregamento; 280 kW DC/11 kW AC trifásica; autonomia ciclo combinado WLTP de 550 km; autonomia ciclo urbano WLTP de 708 km; 0 a 100 km/h em 4,0 segundos e 200 km/h de velocidade máxima.
XPENG G9 desde 62.790 euros
Acima do G6, o G9 eleva a fasquia da oferta SUV em vários aspetos, assumindo-se como uma proposta maior e mais luxuosa. Com 4,89 metros de comprimento e praticamente 3 metros de distância entre eixos, o G9 vai a jogo com uma habitabilidade referencial e prometendo níveis de conforto impressionantes ao contar com suspensão pneumática de dupla câmara e materiais de elevada qualidade no habitáculo.
No interior, o ambiente é dominado pela digitalização, não tanto pelo ecrã que serve de painel de instrumentos, mas pelos dois à sua direita, o tátil, central, do sistema de infotainment e pelo colocado à frente do passageiro dianteiro. A XPENG destaca o elevado poder de computação do conjunto, bem como a inclusão de som Dolby Atmos que promete uma experiência sonora “revolucionária”, digna de uma sala de cinema.



A bagageira oferece 660 litros de volume, capacidade expansível a 1.576 litros com o rebatimento dos bancos. Sobre o eixo dianteiro está disponível um compartimento de arrumação adicional com 71 litros. Tal como o G6, o maior G9 incorpora uma extensa lista de sensores, câmaras e radares – 29 no total – para uma assistência à condução de vanguarda. Em termos de ambiente a bordo, a XPENG propõe três acabamentos distintos e elementos como bancos aquecidos, ventilados e com função de massagem. A gama é também composta por três versões: Standard Range, Long Range e Performance.
- G9 Standard Range: motor elétrico traseiro com 313 cv/430 Nm; bateria LFP de 78,2 kWh; potência máxima de carregamento de 260 kW DC; autonomia ciclo combinado WLTP de 460 km; autonomia ciclo urbano WLTP de 662 km; 0 a 100 km/h em 6,4 segundos;
- G9 Long Range: motor elétrico traseiro com 313 cv/430 Nm; bateria NMC de 98 kWh; potência máxima de carregamento de 300 kW DC; autonomia ciclo combinado WLTP de 570 km; autonomia ciclo urbano WLTP de 787 km; 0 a 100 km/h em 6,4 segundos;
- G9 Performance: dois motores elétricos, um por cada eixo, com 551 cv/717 Nm no total; bateria NMC de 98 kWh; potência máxima de carregamento de 300 kW DC; autonomia ciclo combinado WLTP de 520 km; autonomia ciclo urbano WLTP de 723 km; 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.
XPENG P7 desde 54.990 euros
A berlina P7 é, sem dúvida, o modelo mais emocional e desportivo dos três agora revelados. A XPENG aponta-o ao segmento E das berlinas premium e contando com 4,88 metros de comprimento, não há como negar o seu dinamismo e “presença”, ainda que estático neste evento de lançamento da marca.
No habitáculo são igualmente destaque os ecrãs do painel de instrumentos e do sistema de infotainment – mesmas dimensões do conjunto do G6 – geridos também pelo sistema operativo Xmart OS da XPENG. Assente sobre a mais recente geração da plataforma elétrica SEPA, o P7 destaca-se igualmente pelos sistemas de assistência do XPILOT 2.5, alimentados pela informação dos “mesmos” 29 sensores da dupla SUV G6/G9.



O design dinâmico da carroçaria é beneficiado pela configuração ultrafina da bateria, com apenas 110 milímetros de espessura. O P7 está também equipado com uma bomba de calor de forma a beneficiar a sua eficiência, otimizando o consumo de energia e, consequentemente, a sua autonomia. A bagageira oferece 440 litros de espaço útil, volume extensível a 915 litros ao rebater o encosto do banco traseiro.
Um dos destaques do P7 é a possibilidade de este estar equipado com aquilo que a marca designa por “portas de asa”, com abertura elevatória. Poderá não ser a solução mais prática, mas a originalidade que introduz no P7 poderá fazer a diferença junto dos clientes que queiram adicionar alguma diferenciação ao seu automóvel. A gama é também composta por três versões: Long Range, AWD Performance e Wing Edition AWD.
- P7 Long Range: motor elétrico traseiro com 276 cv/440 Nm; bateria NMC de 86,2 kWh; potência máxima de carregamento de 175 kW; autonomia ciclo combinado WLTP de 576 km; autonomia ciclo urbano WLTP de 650 km; 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e 200 km/h de velocidade máxima;
- P7 AWD Performance: dois motores elétricos, um por cada eixo, com 473 cv/757 Nm no total; bateria NMC de 86,2 kWh; potência máxima de carregamento de 175 kW DC; autonomia ciclo combinado WLTP de 505 km; autonomia ciclo urbano WLTP de 570 km; 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e 200 km/h de velocidade máxima.
- P7 Wing Edition AWD: dois motores elétricos, um por cada eixo, com 473 cv/757 Nm no total; bateria NMC de 86,2 kWh; potência máxima de carregamento de 175 kW DC; autonomia ciclo combinado WLTP de 505 km; autonomia ciclo urbano WLTP de 570 km; 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e 200 km/h de velocidade máxima.