Novo Skoda “Fabia RS”? Em Espanha já está disponível
Entre os muitos modelos do segmento B que perderam as suas versões desportivas nos últimos anos, o Skoda Fabia é um dos nomes que mais lamento não ter, neste momento na sua gama, uma versão verdadeiramente “racing”, principalmente pela reputação de que justamente goza no mundo dos ralis, onde compete com grande sucesso, continuamente, há vários anos. Faz-nos falta um Fabia RS de estrada, para todos os dias.
Porém, mesmo aqui ao lado, na terra dos “nuestros hermanos”, está agora disponível uma versão desportiva do utilitário da Skoda que, ainda que não seja um modelo RS oficial, parece ser uma proposta muito interessante, quer do ponto de vista estético – absolutamente essencial neste tipo de modelo – quer ao nível da performance, significativamente melhorada em relação à versão na qual se baseia.
Limitado a apenas 100 unidades, o novo Fabia Rally2 limited Edition by “Cohete” Suaréz homenageia o piloto José António “Cohete” Suárez e os seus dois títulos no Supercampeonato de Espanha de Ralis – conquistados em 2021 e 2023 – bem como o título do campeonato de construtores, atualmente nas mãos da Skoda. Para além disso, este novo “RS” assume-se também como o Fabia de estrada mais potente de sempre.
Esteticamente, para além da bem escolhida e pouco discreta cor Verde Mamba partilhada com o Fabia de ralis do piloto espanhol, a nova edição limitada inclui ainda um novo aileron traseiro e palas de proteção nos guarda-lamas traseiros, garantindo-lhe um visual verdadeiramente inspirado nas enlameadas classificativas do mundo dos ralis. Os obrigatórios autocolantes identificativos desta versão especial fazem também parte do “look”.
Debaixo do capot, as modificações realizadas são da responsabilidade dos especialistas da ABT, empresa que fez subir a potência do motor 1.5 TSI de 150 para 190 cavalos e o binário de 250 para 290 Nm, mecânica a gasolina que está associada a uma transmissão DSG de 7 velocidades. O maior pulmão do motor 1.5 TSI é transmitido ao asfalto por pneus Michelin Pilot Sport 5 montados em jantes pretas OZ Racing Superturismo WRC de 17 polegadas. A suspensão foi também rebaixada em cerca de 15 milímetros de forma a reduzir o centro de gravidade.
“É uma honra para mim, estou muito entusiasmado. A Skoda colocou o meu nome num modelo único que replica o automóvel com que competimos e celebra as nossas vitórias duramente conquistadas no Supercampeonato de Espanha de Ralis. Sem dúvida, um grande incentivo para repetir a vitória nesta temporada, tanto na categoria de pilotos como entre os construtores“, disse José Antonio “Cohete” Suárez.
O Fabia Rally2 limited edition by “Cohete” Suárez está disponível em Espanha por 30.900 euros, mais 2.000 euros do que a versão que lhe serve de base. As primeiras unidades serão entregues aos clientes espanhóis a partir do final de março de 2025. Os primeiros pedidos serão ainda complementados com uma experiência a bordo do Fabia RS Rally2 pilotado pelo campeão “Cohete” Suárez.