Toyota GR Yaris: as primeiras impressões de condução e tudo o que mudou no automóvel que é o sonho de qualquer petrolhead
A convite da Toyota Portugal, desloquei-me ao kartódromo do Autódromo Internacional do Algarve para conhecer de perto e desfrutar de um primeiro contato dinâmico com o atualizado GR Yaris. A versão mais radical do pequeno Toyota tem feito as delícias dos fãs de desportivos compactos desde que foi introduzida no mercado em 2020, acumulando um total de cerca de 20 mil unidades vendidas, tendo igualmente convencido 250 clientes em Portugal.
O modelo que rapidamente ganhou o estatuto de futuro clássico – bem como de versão de homologação do bem-sucedido GR Yaris Rally1 que compete no Campeonato do Mundo de Ralis, campeão do WRC em 2022 e 2023 com Kalle Rovanperä em volante – foi recentemente alvo de uma evolução que espelha a importância que a marca japonesa deu ao feedback dos seus pilotos e clientes, melhorando continuamente o GR Yaris onde efetivamente estes mais o irão valorizar.
O que mudou no GR Yaris?
Mudou mais do que à partida possa parecer. A posição de condução sempre foi alvo de críticas menos boas, pelo que a Toyota se dedicou a melhorá-la de diversas formas. O banco do condutor está agora numa posição 25 milímetros mais baixa garantindo maior envolvência com a condução e o reposicionamento do retrovisor interior – 20 mm mais acima – e do sistema de infotainment – 50 mm mais abaixo – proporcionam uma melhor visibilidade para a frente, um argumento essencial quando as árvores passam em sentido contrário a mais de 140 km/h.
O design interior pouco desportivo e igual ao do Yaris “normal” foi também uma solução pouco elogiada no GR Yaris original, pelo que a Toyota desenvolveu um novo tablier de visual menos elegante, é certo, mas claramente mais robusto, focado no condutor, em que todos os comandos estão facilmente acessíveis e as informações legíveis, agora também através de um painel de instrumentos totalmente digital cuja apresentação varia de acordo com o modo de condução selecionado, Eco, Normal ou Sport.
O sistema de tração integral do GR Yaris incorpora um diferencial Torsen no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro, separados por um conjunto de discos de embraiagem que permitem fazer a distribuição variável do binário em função do modo 4WD GR-Four selecionado. Os modos Normal, Sport e Track, com distribuição, respetivamente, de 60:40, 30:70 e 50:50 do GR Yaris de 2020 mudaram consideravelmente nesta atualização do modelo. O modo Normal continua a distribuir o binário na mesma razão, mas o modo Sport deu lugar ao Gravel com distribuição 53:47 e o novo modo Track permite agora variar o binário entregue no eixo dianteiro e traseiro entre 60:40 e 30:70.
Mais potência e binário
O motor 1.6 litros de três cilindros foi igualmente alvo de melhorias que visam torná-lo mais apto a suportar os “abusos” a que possa vir a ser submetido. Foram, por exemplo, desenvolvidos pistões mais ligeiros e resistentes – e com novos segmentos – no seguimento de alguns terem cedido sob utilização intensiva e exigente, o que, segundo nos transmitiram, é algo que valorizam, permitindo identificar elementos de melhoria para tornar o GR Yaris uma “arma” cada vez mais competente e resistente. A distribuição foi igualmente reforçada, contando ainda com novas válvulas de escape. Em termos de números, a potência subiu de 261 para 280 cavalos e o binário também cresceu, passando de 360 para 390 Nm.
O sistema de refrigeração foi também melhorado, tendo por base, por exemplo, a experiência da marca nas corridas de resistência no Japão e repetidas voltas realizadas no circuito de Fuji. Em opção, o GR Yaris pode ainda estar equipado, por exemplo, com um sistema de spray de água para o intercooler, condutas especiais de arrefecimento para os travões, entrada de ar frio na zona superior do motor, bem como com jantes maquinadas de 18 polegadas.
O terceiro stop abandonou o aileron traseiro e está agora posicionado na barra que une os farolins traseiros, facilitando a instalação de soluções do mercado tuning, uma vez que o GR Yaris é um dos modelos preferidos dos entusiastas das modificações. O para-choques dianteiro, para além de contar um desenho diferente, é agora composto por um maior número de elementos separados, de forma a facilitar a substituição daqueles que possam sofrer danos após, por exemplo, um salto numa qualquer “classificativa” ou um pequeno toque em ambiente de circuito.
Caixa automática é novidade. Talvez a maior
E por que motivo tem o para-choques da frente – agora sem faróis de nevoeiro – um novo design? Porque esconde também, em algumas unidades, um radiador adicional para a nova caixa automática de 8 velocidades, muito provavelmente a maior novidade disponível no novo GR Yaris. Muitos dirão que uma transmissão automática pouco ou nada tem a ver com o purismo da condução a que o GR Yaris aponta, mas a verdade é que, desta forma, a Toyota expande a oferta, chegando a um maior número de clientes. A marca garante que a nova caixa de conversor de binário – com patilhas no volante – permite-lhe ser mais rápido do que com a caixa manual. A nova transmissão contribui com 20 kg adicionais de peso e conta com função Launch Control.
Outro dos aspetos melhorados foi a rigidez estrutural global. Graças a um maior número de pontos de soldadura (+10%), a uma superior utilização de adesivos estruturais (+20%), bem como a uma revisão dos topos da suspensão dianteira, agora com um ponto de fixação adicional, e a molas mais rijas nas quatro rodas (46 N/mm à frente e 40 N/mm atrás em vez de 36 N/mm nos quatro cantos), o GR Yaris está, segundo a Toyota, mais ágil e responsivo, algo que tentámos aferir no pequeno traçado do kartódromo integrado no complexo do Autódromo Internacional do Algarve.
Ao volante
Ter ao meu dispor o novo GR Yaris, um pequeno circuito de testes e um instrutor de condução desportiva seria a receita perfeita para conhecer em primeira mão a atualização daquele que é um automóvel absolutamente obrigatório na garagem de muitos petrolheads que por aí andam (onde me incluo). Porém, um céu cinzento e ameaçador descarregou espaçadamente a sua carga no nosso pequeno circuito de testes, retirando-me alguma confiança para explorar parte do seu muito potencial. Por outro lado, a menor aderência do asfalto ensopado, como o meu experiente copiloto me fez saber, é ideal para se colocar à prova a muita tração do GR Yaris.
Comecei pela versão com caixa manual e abordei as primeiras duas curvas com muita cautela, tentando identificar o limite de aderência dos pneus e evitando as trajetórias habituais, onde a muita borracha acumulada e poças de água iam certamente desviar o Yaris do seu caminho. Ganhei confiança com o incentivo e dicas do instrutor ao meu lado e rapidamente me apercebi que, doseando corretamente o acelerador depois do apex, evitando assim a subviragem à saída e apontando o GR Yaris na direção certa, era depois fácil esmagar o acelerador e apontá-lo até à próxima viragem, sempre com a certeza de que a tração integral ia “cravar as suas garras” no asfalto, levando-nos para a frente com um impressionante ímpeto.
Quando passei para a novidade maior, o GR Yaris com caixa automática, já ia mais confiante, mesmo apesar da chuva ter renovado o tapete de água que ensopava o alcatrão. Obviamente, duas pequenas voltas – ainda que feitas mais depressa para melhor se “sentir” e “ler” a máquina – a um pequeno circuito não são suficientes para explorar todo o potencial e desempenho da nova transmissão deste pequeno monstro nascido nas classificativas de ralis, mas regressei com um par de importantes conclusões que espero confirmar, em breve, num teste mais prolongado. A caixa automática do GR Yaris é, apesar de prescindir de uma mais imediata configuração de dupla embraiagem, bastante rápida e permitiu-me, também, uma vez que não sou, como grande parte dos clientes do GR Yaris, piloto profissional, concentrar-me na direção e pedais, bem como nas dicas que me iam sendo dadas, permitindo-me usufruir bastante mais da experiência de condução. O GR Yaris está, sem dúvida, melhor e está, igualmente, melhor para um maior número de pessoas. E isso só pode ser bom.
GR Yaris desde 58 mil euros
A gama do novo GR Yaris é composta apenas por uma versão, designada por Legend e cujos preços têm início nos 58 mil euros pedidos pela variante equipada com caixa manual de seis velocidades. Quem preferir o GR Yaris com a nova transmissão automática de 8 velocidades terá de pagar mais 7 mil euros, elevando o preço para 65 mil euros. A Toyota desenvolveu também duas versões especiais “assinadas” pelos campeões do mundo Ogier e Rovamperä, cada uma delas com um visual e modos de condução específicos. As novas edições limitadas têm, ou melhor, tinham, um preço de 79.900 euros, pois todas as unidades produzidas já têm dono.