Suzuki apresenta novo Vitara 100% elétrico. Chega à Europa já em 2025
A Suzuki divulgou recentemente as primeiras imagens do seu primeiro modelo 100% elétrico de produção em série, o novo e Vitara. A nova geração do SUV japonês, modelo com que pretende arrancar com a sua ofensiva de produto totalmente eletrificada, chega aos mercados europeus já a partir do verão de 2025. Será fabricado na Índia, estando o início de produção agendado para a primavera.
No que ao design diz respeito, o novo e Vitara inspira-se no concept eVX apresentado em janeiro de 2023 no âmbito da Auto Expo, realizada na Índia, bem como no Japan Mobility Show em outubro do ano passado. Tendo por base a filosofia de design “High-Tech & Adventure”, a Suzuki conferiu ao novo e Vitara o indispensável estilo urbano e irreverente com o carácter mais aventureiro normalmente associado aos seus modelos crossover.
“O e Vitara é o nosso primeiro BEV, desenvolvido após várias evoluções e muitos processos de tentativa e erro para criar um elétrico que seja fácil de utilizar pelos nossos clientes. Para alcançarmos uma sociedade neutra em termos de carbono, iremos oferecer uma variedade de opções, incluindo BEV, veículos híbridos e veículos a GNC, adaptados a regiões específicas. A introdução do e Vitara representa um marco significativo para alcançar a neutralidade carbónica. Após o seu lançamento, continuaremos a expandir a nossa gama de elétricos e a propor soluções de mobilidade adaptadas às necessidades de países e regiões específicos.”
Toshihiro Suzuki, Presidente da Suzuki.
O novo e Vitara é construído com base na nova plataforma Heartect-e e dá continuidade ao legado todo-o-terreno do Vitara, não prescindindo, por exemplo, da possibilidade de estar equipado com tração integral, neste caso com configuração 100% elétrica, designada por Allgrip-e, conferindo-lhe uma maior versatilidade de utilização, fora do ambiente citadino.
A configuração eAxle da Suzuki integra o motor e inversor e, no caso da versão com tração Allgrip-e, os eAxle são totalmente independentes de forma a permitir uma gestão precisa da tração e assim otimizar o seu desempenho em cenários fora de estrada. O modo Trail, por exemplo, confere uma maior liberdade de utilização ao e Vitara, travando as rodas com menor tração e “enviando” o binário para as rodas com motricidade superior.
A Suzuki avança que a nova plataforma Heartect-e – de construção ligeira e com proteção para altas voltagens – garante igualmente um melhor aproveitamento do espaço interior devido à colocação otimizada dos módulos da bateria. A colocação das rodas nas extremidades da carroçaria e, consequentemente, os vãos reduzidos que assim resultam, beneficiam também a habitabilidade. A distância entre eixos do e Vitara é de 2.700 milímetros, mais 200 mm do que a atual geração.
Duas opções de bateria e três configurações de motor elétrico
A gama e Vitara incluirá duas versões de tração dianteira com 106 kW/144 cv ou 128 kW/174 cv de potência, associadas, respetivamente, a baterias de 49 e 61 kWh com química de fosfato de ferro e lítio. Em ambas as motorizações, o binário é de 189 Nm. A versão 4WD, topo de gama, está exclusivamente associada à bateria de maiores dimensões e combina um motor dianteiro de 128 kW/174 cv com um de 48 kW/65 cv colocado no eixo traseiro para disponibilizar uma potência total de 135 kW/184 cv e 300 Nm de binário.