Apresentação nacional Hyundai Tucson. Já disponível em Portugal por 35.180 euros
Contando já com mais de 7 milhões de unidades vendidas a nível mundial – 1,4 milhões na Europa – ao longo de 20 anos de presença no mercado, chegou o momento da Hyundai atualizar a quarta geração de um dos principais pilares da sua gama, o Tucson, bem-sucedido SUV que conta agora com design exterior e interior revisto, bem como com mais tecnologia e novos motores eletrificados.
A convite do importador da Hyundai para o nosso país, estive na sua apresentação nacional, a qual me permitiu, igualmente, ter já um primeiro contato dinâmico com um dos mais importantes modelos da atual gama da marca coreana, já disponível em Portugal por um preço a partir de 35.180 euros.
Design Exterior
A Hyundai, a meu ver, bem, não mudou drasticamente o design exterior do Tucson, atualizando a sua já anteriormente distinta secção dianteira, onde se destaca a enorme grelha e os padrões escuros que contrastam com a original estética da iluminação. Ambos os para-choques contam igualmente com visual revisto, o que explica o comprimento ligeiramente superior do novo Tucson, o qual cresceu 10 milímetros. A gama inclui um total de onze cores exteriores, cinco das quais são novas: Cypress Green Pearl, Ecotronic Grey Pearl, Ultimate Red Metallic, Jupiter Orange Metallic e Sailing Blue Pearl.
Design Interior
No habitáculo a atualização foi bastante mais notória e, na minha opinião, o visual está consideravelmente melhor, mais moderno e intuitivo, bem como mais próximo do estilo já utilizado pela mais recente geração de modelos da Hyundai, primando por linhas horizontais que destacam uma maior sensação de largura (ainda que espaço seja algo que não falta no habitáculo). O painel de instrumentos e o sistema de infotainment, com atualizações “over the air” e ligações sem fios ao smartphone, contam ambos com ecrãs de 12,3 polegadas integrados num só conjunto.
Serviços integrados
A nova gama de serviços conectados integrados inclui, por exemplo, as funções Connected Routing (sistema de navegação baseado na nuvem com rotas ainda mais precisas), Last Mile Navigation (realidade aumentada que permite guiar o utilizador até ao destino através do smartphone depois de estacionar o Tucson), bem como a possibilidade de trancar e destrancar o Tucson remotamente e ainda de verificar, através da aplicação Bluelink, o nível de combustível ou a carga da bateria.
Segurança e assistência à condução
O Tucson dispõe de um sistema melhorado de segurança composto por sete airbags, incluindo um novo airbag central entre os lugares dianteiros. A gama de assistentes à condução inclui, por exemplo, o assistente de prevenção de colisão frontal, cruise control inteligente baseado na navegação, assistente de acompanhamento na faixa de rodagem, controlo de estabilidade com ventos cruzados, entre outros.
Condução
A Hyundai testou o novo Tucson numa grande variedade de cenários e condições, do frio da Suécia ao calor do sul de Espanha, passando ainda por testes de reboque nos Alpes e pelos testes dinâmicos no circuito de Nordschleife. Nesta primeira oportunidade de condução – ainda que, obviamente, pouco conclusiva – ao volante de um Tucson a gasolina com caixa manual voltámos a comprovar o bom equilíbrio entre conforto de rolamento e desempenho dinâmico. Para os clientes que assim o pretenderem, está disponível uma configuração com amortecimento variável, dando ao Tucson maior adaptabilidade às condições e cuja afinação varia em função do modo de condução selecionado.
Motores
A gama de motorizações do Tucson aposta em vários níveis de eletrificação, sendo uma das novidades a variante híbrida plug-in de tração dianteira, a qual inclui a nova geração do Modo de Condução Zona Verde, tecnologia de delimitação geográfica que muda automaticamente a propulsão para o modo elétrico ao entrar em zonas de baixas emissões.
A oferta a gasolina tem início pelo motor 1.6 T-GDi de 160 cavalos com caixa manual de 6 velocidades, existindo uma variante mild hybrid 48 V também com caixa manual ou com uma transmissão automática de dupla embraiagem de 7 relações. Do lado dos motores Diesel, o catálogo inclui o 1.6 CRDi de 115 cavalos com caixa manual de 6 velocidades, bem como uma versão de 136 cavalos com tecnologia mild hybrid 48 V que, tal como o motor a gasolina com idêntica tecnologia de eletrificação, está disponível com caixa manual ou com uma transmissão automática de dupla embraiagem de 7 relações.
A versão híbrida 1.6 T-GDi HEV do Tucson tem agora 215 cavalos, menos 15 cv do que anteriormente, e está associada a uma caixa automática – conversor de binário – de 6 velocidades. O motor elétrico é, no entanto, 5 cavalos mais potente, disponibilizando 65 cavalos. Já o plug-in 1.6 T-GDi PHEV, motorização que utiliza uma transmissão idêntica à da versão HEV, disponibiliza agora 252 cavalos, menos 13 cv do que anteriormente, mas a sua vertente elétrica é também mais potente: 98 em vez de 91 cavalos. A bateria do Tucson plug-in tem 13,8 kWh de capacidade.
Gama Hyundai Tucson em Portugal
O novo Tucson está disponível em dois níveis de equipamento, Premium e Vanguard, nas motorizações a gasolina. O nível de topo, Vanguard, está sempre associado aos propulsores HEV e PHEV, neste último designado por e-Vanguard. As motorizações Diesel chegam ao mercado no primeiro trimestre de 2025.
Em conversa com os responsáveis da Hyundai, a motorização a gasolina, com caixa manual, tem sido, até ao momento, a preferida dos portugueses, mas a marca prevê uma maior aproximação dos clientes às novas versões híbridas. O novo Tuscon regressará, em breve, à Garagem para um ensaio detalhado.