Dongfeng, Voyah e M-Hero: Há três novas marcas chinesas em Portugal
Depois da BYD e da XPENG, a Salvador Caetano introduz agora no mercado português a chinesa Dongfeng, bem como as suas duas submarcas, Voyah e M-Hero, ambas com posicionamentos bem definidos e distintos do da marca-mãe, fundada em 1969 para o fabrico de camiões e veículos militares. A Dongfeng assume o seu lugar no mercado generalista, a Voyah aponta ao segmento premium e a M-Hero quer destacar-se entre os veículos de todo-o-terreno mais exclusivos e diferenciadores.
Contando assim com cerca de 55 anos de experiência na produção de veículos, não é por isso de estranhar que em 2023 a Dongfeng tenha acumulado vendas totais de 2,42 milhões de automóveis, iniciando agora a sua expansão para a Europa. Depois de lançada em Itália, a Dongfeng chega agora a Portugal pela mão da Salvador Caetano, estando estabelecido o objetivo de matricular 1.000 viaturas em 2025 e de duplicar esse volume no ano seguinte. Destaque também para o facto de a estratégia poder vir a incluir, numa fase posterior, motorizações híbrida e a combustão.
O importador nacional anunciou um forte investimento no desenvolvimento da rede e das suas instalações, bem como em recursos humanos e comunicação, de forma a complementar o esforço de crescimento implementado pelo grupo no continente europeu, onde já conta com um centro de investigação e desenvolvimento em Trollhättan, na Suécia, bem como um centro logístico para gestão e distribuição de componentes em Venlo, nos Países Baixos.
Dongfeng Box: “Para sair da caixa”
O título original não é meu, mas pareceu adequado utilizá-lo para definir a abordagem do Box, o primeiro modelo da Dongfeng em Portugal e com o qual quer convidar o cliente português a aderir à mobilidade elétrica, acenando-lhe com o inegável argumento do preço – 26.750 euros ou 22.750 euros se considerado o incentivo ao abate – estando já disponível no nosso mercado.
Com 4020 mm de comprimento, 1810 mm de largura e 1570 mm de altura, o Box aponta ao concorrido segmento B com um design moderno e sem elementos supérfluos, apostando em cores vivas para se destacar na paisagem urbana. Está equipado com uma bateria de 42,3 kWh de capacidade e com um motor de 70 kW – 95 cavalos e 160 Nm de binário. A autonomia WLTP em ciclo combinado é de 310 quilómetros e a velocidade máxima é de 140 km/h.
O habitáculo garante espaço suficiente para quatro adultos e, em termos de digitalização, está equipado com um pequeno painel de instrumentos de 5 polegadas e um sistema de infoentretenimento com ecrã tátil HD de 12,8 polegadas. A bagageira oferece 326 litros de volume útil, capacidade que pode crescer até 945 litros com o rebatimento do banco traseiro. A lista de equipamento inclui também as jantes de 17”, a câmara 360 graus e iluminação em LED, entre outros.
Depois do Box, a Dongfeng promete expandir a sua gama com o lançamento de um modelo para o essencial segmento C-SUV, bem como uma berlina desportiva designada por 007, não tendo ainda adiantado quaisquer detalhes sobre os futuros modelos que reforçarão a ofensiva agora iniciada pelo pequeno 100% elétrico.
Voyah com ofensiva em três frentes
A marca premium Voyah entra em Portugal com três modelos 100% elétricos: Free, Courage e Dream. O primeiro inspira-se, segundo o comunicado oficial, nas linhas dos iates de luxo, destacando-se pelo seu design aerodinâmico, assinatura luminosa distinta e um comprimento superior a 4,9 metros.
Imponente de qualquer ângulo, o Voyah Free está equipado com dois motores elétricos, um por cada eixo, para disponibilizar uma potência total de 36 kW – 489 cavalos e 720 Nm de binário. A bateria tem 106 kWh de capacidade e permite-lhe declarar uma autonomia em ciclo WLTP combinado de 500 quilómetros. A velocidade máxima é de 200 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h faz-se em 4,4 segundos.
Em termos de equipamento, a Voyah destaca a suspensão pneumática, o teto panorâmico polarizado, bancos aquecidos, ventilados e com massagem, sistema de visão noturna e sistema de som da Dynaudio. Em termos de digitalização, o habitáculo dispõe de três ecrãs de 12,3 polegadas cada um.
O Voyah Dream aponta ao segmento dos MPV de luxo, contando para isso com 5,3 metros de comprimento, três filas de lugares em configuração 2+2+3 e muito espaço e conforto a bordo. Tal como o Free, está equipado com bancos aquecidos, ventilados e com massagem, suspensão pneumática, um sistema de som Dynaudio, bem como com dois tetos panorâmicos.
Equipado com um motor elétrico em cada eixo, o Dream proporciona uma potência combinada de 320 kW – 435 cavalos e um binário total de 620 Nm. A bateria de 108,7 kWh permite-lhe declarar uma autonomia WLTP em ciclo combinado de 482 quilómetros.
Por último, o novo Voyah Courage, um SUV de segmento D recentemente apresentado na China, o qual estará disponível no nosso país em duas versões distintas: Exclusive, com tração traseira, 215 kW (292 cv), 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e autonomia de 476 km; Luxury, com tração integral, 320 kW (435 cv), 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e autonomia de 446 km. Ambos utilizam uma bateria de 80 kWh fornecida pela CATL e ambos atingem uma velocidade máxima de 200 km/h.
Em termos de design, o Courage destaca-se pelo maior dinamismo das linhas exteriores – 4.725 mm de comprimento, 1.900 mm de largura e 1.636 mm de altura – bem como por soluções estéticas como as portas sem moldura e a grelha dianteira iluminada. No habitáculo, salta imediatamente à vista o ecrã central deslizante ao longo do tablier.
M-Hero I, um colossal todo-o-terreno elétrico
Com um comprimento de 4.987 mm, largura de 2.080 m e altura de 1.935 m combinados com um design verdadeiramente imponente e, por que não dizê-lo, ameaçador, o M-Hero I é um modelo ao qual é impossível ficar indiferente, combinando um visual quase militar, ao estilo Humvee, com um habitáculo refinado e recheado de luxos.
Equipado com um motor elétrico de 200 kW em cada roda, o M-Hero I disponibiliza, assim, uma potência combinada de 800 kW, o equivalente a 1088 cavalos. O binário total é de 1.400 Nm. A bateria de iões de lítio e química NMC tem uma capacidade de 142,7 kWh e proporciona, estima a marca, uma autonomia máxima de 450 kW. O peso total supera as 3,5 toneladas, pelo que carta de condução de ligeiros não chega para o poder conduzir.
Apesar das dimensões e peso elevado, o M-Hero I é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e, graças a truques como o “crab-walking mode”, proporciona uma manobrabilidade algo inesperada. No habitáculo, para o máximo conforto, está igualmente incluída a tecnologia ativa de cancelamento de ruído. Já disponível para encomenda.