Ensaio Total – KGM Torres EVX
Ainda que apontando a um segmento muito específico, o dos grandes SUV familiares 100% elétricos, e partilhando a gama da recente KGM com outras propostas bem mais adequadas à realidade do nosso mercado – excessivamente penalizado por impostos e maioritariamente representado por frotas – o Torres EVX é, ainda assim, o modelo mais importante da nova ofensiva de produto da marca coreana.
O design exterior combina inspirações noutros modelos, as quais serão óbvias aos mais atentos, com uma boa dose de originalidade, conferindo-lhe a robustez que é exigida nesta fatia de mercado com linhas e soluções estéticas que o fazem destacar-se num segmento onde são cada vez mais as propostas idênticas entre si. É diferenciador e moderno. Está, aos meus olhos, muito bem conseguido, estética em que as jantes de 20 polegadas e uma gama de cores da moda têm um papel preponderante para o visual original.
Por dentro do Torres EVX
O ambiente interior não é, na minha opinião, tão feliz neste aspeto. O duplo painel digital domina as atenções e os elementos com acabamento em tom bronze saltam também à vista dando alguma cor ao habitáculo, mas este está longe de transmitir a mesma sensação de originalidade da carroçaria. Como é hábito, os plásticos mais agradáveis ao toque estão na zona superior do tablier. O volante também merecia um estilo mais atual, uma só alteração que teria um efeito bem positivo no panorama geral interior.
No que diz respeito ao espaço para os passageiros de trás, o Torres garante imensa folga ao nível dos joelhos e cabeça. O assento não tem o desenho mais cómodo, faltando-lhe algum suporte, mas o espaço livre é de tal maneira grande que até dá para cruzar as penas. Por ali não faltam as práticas bolsas nas costas dos bancos da frente, duas tomadas USB-C, cortinas nas janelas, saídas de ar dedicadas e bancos aquecidos. A bagageira é muito grande e o facto de contar com uma chapeleira de enrolar e de o encosto do banco traseiro rebater para criar um plano de carga horizontal, fazem do Torres EVX um elétrico muito versátil.
Autonomia de 460 km em ciclo combinado
Debaixo do capot está colocado um motor elétrico síncrono de ímanes permanentes com 207 cavalos e 339 Nm. É alimentado por uma bateria de química LFP de fabrico BYD com 73,4 kWh de capacidade e com uma impressionante garantia de 10 anos ou 1 milhão de quilómetros que, segundo a KGM, permite ao Torres EVX percorrer até 460 quilómetros em ciclo combinado WLTP ou até 505 quilómetros em ambiente urbano. Fazendo bom uso das patilhas no volante para controlo da regeneração de energia durante as desacelerações, consegui terminar o ensaio com uma média final de consumo de 17,3 kWh/100 km, um valor muito positivo se considerada a dimensão do Torres EVX. A bateria pode ser carregada até uma potência máxima de 120 kW.
Ao volante, apreciei a serenidade com que o mais recente modelo da KGM se deixa conduzir. A potência disponível é adequada, prescindo dos habituais exageros de outros modelos, e através do sistema de infotainment – com caracteres demasiado pequenos e ao qual faltam atalhos físicos – é também possível selecionar entre três modos de condução, os habituais Eco, Comfort e Sport, configurações que fazem igualmente variar a apresentação do painel de instrumentos.
Ainda que equipado com jantes de grandes dimensões e não dispondo de amortecimento variável, tenho de destacar o bom trabalho feito pela suspensão. O Torres EVX, sem entusiasmar, o que efetivamente não precisa de fazer, passa com nota positiva na avaliação dinâmica, mas destaca-se principalmente por ser uma proposta confortável e por conseguir, até melhor do que algumas propostas mais caras e de marcas mais consagradas, esconder o desassossego típico dos grandes e pesados elétricos, cuja carroçaria tarda em estabilizar depois de, por exemplo, passar numa lomba ou depressão na via.
Desde 45.900 euros
O importador da KGM em Portugal não o esconde, o Torres EVX é efetivamente um produto que, comercialmente, terá mais hipóteses de ser bem-sucedido junto dos clientes profissionais. E nesse sentido, aos vários argumentos acima mencionados, há que adicionar o do preço das duas versões disponíveis na gama. O Torres EVX K3 está disponível a partir de 45.900 euros (31.667 euros mais IVA para empresas) e o topo de gama K5 aqui ensaiado tem um preço de 49.900 euros (35.732 euros mais IVA no caso de clientes profissionais).