Renault faz renascer o 5 Turbo, agora em “formato” elétrico
A Renault apresentou o novo 5 Turbo 3E, uma versão radical e 100% elétrica do seu mais recente modelo, o reinterpretado e muito aguardado 5, homenageando o icónico modelo que fez furor na década de 1980. O novo modelo terá, tal como o original, tração traseira, mas troca o motor sobrealimentado de quatro cilindros, a gasolina, por um par de motores elétricos, um por cada roda, com uma potência total combinada superior a 500 cavalos. A Renault antecipa um sprint de 0 a 100 km/h em cerca de 3,5 segundos.
O visual radical é, neste caso, complementado pelas icónicas cores que decoravam uma das mais relembradas versões de ralis. Entre os inúmeros detalhes estilísticos da sua estética “retro-futurista”, destaca-se a tomada de carregamento localizada numa das inconfundíveis entradas de ar traseiras. Grande parte da sua estrutura é construída com recurso a fibra de carbono, conferindo-lhe a leveza e rigidez estrutural que são, com este nível de performance, absolutamente essenciais. A marca não revelou, no entanto, quaisquer detalhes sobre a bateria instalada.
A marca francesa escolheu como plataforma de apresentação do seu novo desportivo sem emissões a série documental “Anatomy of a Comeback”, já disponível no Prime Video, através da qual é contada a história recente de transformação do Grupo Renault, originalmente batizada de “Renaulution”. Luca de Meo, Diretor-Geral do Grupo Renault, Fabrice Cambolive, Diretor-Geral da marca Renault, e Gilles Vidal, Vice-Presidente de Design, guiam o telespectador numa visita ao Departamento de Design para conhecer o Renault 5 Turbo 3E, confirmado por Luca de Meo como um estudo conceptual de um futuro modelo de produção. Grandes notícias.