Porsche Taycan é o novo “drift king” sobre o gelo
Keiichi Tsuchiya ficaria orgulhoso. O Porsche Taycan, na sua versão GTS, conquistou recentemente um recorde do Guinness para o drift contínuo sobre o gelo mais longo.
Com o instrutor Jens Richter ao volante, e utilizando uma pista circular especialmente concebida para o efeito na Lapónia, na Finlândia, 150 quilómetros a Norte do Círculo Polar Ártico, a berlina elétrica da Porsche percorreu a impressionante distância de 17.503 quilómetros em drift controlado.


A Porsche construiu propositadamente uma pista circular com 59 metros de diâmetro e o Taycan GTS de série percorreu ali um total de 132 voltas, precisando de 46 minutos para completar a impressionante acrobacia.
“Com o nosso novo título do Guinness no gelo, o Taycan provou mais uma vez as suas qualidades de condução em drift”, disse Jens Richter. “E desta vez mesmo com tração integral. O facto de o Taycan GTS poder ser controlado tão bem, mesmo em condições extremas, diz muito sobre o seu excelente chassis e a performance equilibrada”, referiu ainda o instrutor da Porsche.


Porém, a primeira tentativa da Porsche não foi bem-sucedida. As condições climatéricas muito exigentes e uma pista de gelo que se degradou mais cedo do que o esperado, obrigaram a equipa da Porsche Experience a cancelar o exercício ao fim de 11 quilómetros percorridos.
Os pneus do Taycan foram depois substituídos por outros com pregos mais pequenos e à “segunda volta”, com nova descida da temperatura, o modelo de Estugarda escreveu pela quarta vez o seu nome no famoso Livro de Recordes do Guinness.