Ensaio Total: Alfa Romeo Junior Ibrida Speciale
A importância do novo Junior na gama da Alfa Romeo é indiscutível. Aposto que para o Alfista puro e duro é, muito provavelmente, aquele que menos o faz sonhar. Muitos, se calhar, nem aprovam a sua chegada ao mercado. Mas para esses existe o magnífico Giulia e esses, também, têm de conseguir ver além da sua paixão, pois o apelo e responsabilidade do mais pequeno dos Alfa atuais são claramente outros. O Junior é mais do que um Alfa para um Alfista, é um Alfa de conquista, apontado também a condutores e clientes de outras marcas.


E o design conquistou. O Junior é inconfundivelmente um Alfa Romeo e deu nas vistas durante este ensaio, não só pela cor a que imediatamente se associam os automóveis da marca de Arese, mas também por elementos como a interpretação moderna do scudetto, as jantes de liga leve com design muito familiar e uma secção traseira visualmente impactante. Curiosamente, este Junior não diz “Junior” em lado nenhum, mas a verdade é que a individualidade do design até o permite. Não se confunde com nenhum outro modelo do segmento. É um Alfa Romeo. É o Junior.

A desportividade estende-se ao habitáculo. Desde o design do tablier à consola central – onde está posicionado o botão de arranque do motor, o comando da transmissão e o seletor dos modos de condução – passando pelos bancos desportivos e pelo painel de instrumentos com moldura iluminada, sente-se a atmosfera desportiva a bordo. Em termos de materiais, à exceção de algumas zonas forradas como no tablier e consola, os plásticos utilizados são na sua maioria rijos. Nota positiva para o facto de estarem disponíveis controlos físicos para a climatização, os quais não são, incompreensivelmente, iluminados.



Tal como nos restantes modelos do grupo Stellantis com os quais partilha a plataforma – por exemplo, o FIAT 600 e o Jeep Avenger – o espaço disponível no banco traseiro é suficiente para que dois passageiros adultos ali viajem, mas está longe de impressionar ao nível dos centímetros livres para as pernas. O espaço em altura é, no entanto, bastante melhor do que o oferecido para os joelhos, mesmo considerando a presença do tejadilho panorâmico. A bagageira disponibiliza 415 litros de capacidade, conta com um útil piso amovível e dispõe ainda de espaço para acomodar uma roda sobressalente.



Esta versão Ibrida de 136 cavalos representa na gama do mais compacto dos “Alfas” um primeiro patamar de eletrificação, recorrendo para isso ao propulsor que combina um motor a gasolina 1.2 Turbo, a gasolina, com uma caixa de dupla embraiagem eletrificada, ou seja, o motor elétrico do conjunto está incorporado na transmissão. O sistema não só é capaz de contribuir com “pulmão” adicional quando assim se exige via acelerador, bem como explora a propulsão puramente elétrica sempre que possível, por exemplo, durante as manobras ou ao rolar ritmos baixos. Estão disponíveis três modos de condução, Dynamic, Natural e Advanced Effficiency, bem como patilhas no volante para controlo manual da caixa de 6 velocidades. Depois de mais de 500 quilómetros percorridos ao longo de um percurso que combinou condução citadina, estradas nacionais e autoestradas, o computador de bordo do Junior mostrou no final uma média de consumo de 5,7 litros por cada 100 quilómetros percorridos.



Ao volante, o mais recente modelo da Alfa Romeo revela obviamente um comportamento alinhado com os valores que sempre definiram os produtos da marca, com uma direção rápida e precisa e uma suspensão afinada para lhe conferir uma resposta ágil quando conduzido de forma mais desportiva. Ainda assim, nunca me pareceu tão competente e divertido do ponto de vista dinâmico como o rival Puma, superando-o, compreensivelmente, em termos de conforto. Os travões estão mais do que à altura do serviço, mas a sensação do pedal no pé revelou-se pouco firme, algo que também já senti em modelos “irmãos”.

O design apela à emoção, mas a condução, e bem, não pretende cativar apenas aos condutores mais exigentes. Ágil, seguro e confortável, o Junior é um Alfa para todos os dias da semana e para todos os tipos de utilização a que submetemos os nossos automóveis, para divertir, se for essa a ideia, ou para dar resposta a uma necessidade, quase sempre o motivo de os conduzirmos, infelizmente. E é exatamente isto que a Alfa Romeo precisa. Um pouco menos de emoção, mas com a dose certa de razão. Não precisa de apelar só aos Alfistas. Precisa, isso sim e principalmente, de conquistar os não Alfistas.
Preços Alfa Romeo Junior Ibrida
- Junior Ibrida disponível a partir de 29.500 euros.
- Unidade ensaiada com Pack Techno Speciale, Pintura Vermelho Brera e tejadilho preto, kit Fix & Go e teto de abrir elétrico proposta por 37.660 euros (4.450 euros em equipamento opcional).