Novo Volvo ES90 com autonomia de 700 quilómetros
Com apresentação mundial agendada para o próximo dia 5 de março, a nova berlina elétrica da marca sueca promete autonomia e velocidade de carregamento referenciais.
A Volvo antecipou hoje alguma informação técnica sobre o seu próximo lançamento, a berlina 100% elétrica ES90, modelo com estreia mundial agendada para o próximo dia 5 de março. Equipado com uma nova arquitetura elétrica de 800 Volts, o ES90 vai assumir-se como o Volvo elétrico com maior autonomia e maior velocidade de carregamento da gama.

Entre os principais destaques, a Volvo anuncia uma autonomia WLTP de 700 quilómetros, bem como a possibilidade de carregar a bateria em estações de carregamento rápido de 350 kW. A nova tecnologia de 800 Volts, aliada a novos software e hardware de gestão da bateria, permite assim recuperar 300 quilómetros de autonomia em apenas 10 minutos.
“A nossa tecnologia de 800 Volts marca mais uma atualização tecnológica significativa para os nossos clientes, à medida que avançamos para a eletrificação total. Esta tecnologia torna os nossos automóveis elétricos ainda mais eficientes, ajudando a carregar mais rapidamente e a ir ainda mais longe com um único carregamento.”
Anders Bell – Chief Engineering and Technology Officer, Volvo Cars
800 Volts, a explicação técnica
Ao atualizar todos os componentes do sistema elétrico para uma tensão mais elevada de 800 Volts – como as células da bateria, os motores elétricos, o inversor, o carregador e a tecnologia de gestão térmica – a Volvo conseguiu incorporar benefícios ao nível do carregamento, mas também no que diz respeito à eficiência e à performance.


De acordo com o seu comunicado oficial, ao aumentar a tensão do sistema é possível fornecer mais potência e autonomia com a mesma corrente. Com esta abordagem, o sistema gera menos calor, suportando velocidades de carregamento superiores, de até 350 kW, sem o sobrecarregar. Os motores elétricos são também de conceção mais leve, reduzindo o peso do ES90 e melhorando a sua eficiência, aceleração e autonomia.
A presença de um novo software de gestão da bateria permitiu igualmente reduzir o tempo de carregamento de 10 a 80% em cerca de 30%, ou seja, para apenas 20 minutos. O software de carregamento adaptativo foi desenhado pela Breathe Battery Technologies, uma empresa na qual a Volvo investiu através do Volvo Cars Tech Fund, o seu braço financeiro para investimentos de capital de risco empresarial.
Sustentabilidade é palavra de ordem no ES90
A Volvo apostou igualmente na incorporação de materiais reciclados e naturais na construção do novo ES90, reduzindo as emissões de dióxido de carbono associadas ao processo de produção. 29% do alumínio utilizado pelo ES90 é reciclado, tal como 16% dos polímetros e 18% do aço. Já a madeira utilizada no habitáculo é de origem certificada. A bateria conta igualmente com um passaporte, baseado na tecnologia blockchain, para monitorizar a origem das matérias-primas como o lítio, o cobalto, o níquel e a grafite.