ID. EVERY1, o elétrico de 20.000 euros da VW, será produzido em Portugal
O Volkswagen ID. EVERY1 antecipa um novo elétrico de 20.000 euros, concebido na e para a Europa, e com produção confirmada em Portugal.
Já é oficial, o futuro modelo de produção 100% eléctrico que representará o acesso à gama da Volkswagen, antecipado pelo concept ID. EVERY1, será produzido em Portugal, na fábrica da Autoeuropa, em Palmela. O novo modelo de grande volume começará a ser produzido em 2027 e embora nada tenha sido dito de forma oficial relativamente ao T-Roc, o novo “ID. 1” é referido como “adicional” no site oficial da maior fábrica automóvel em Portugal.




Inteligente, versátil e acessível. Estas são as características com que a Volkswagen define este novo modelo cuja produção será, orgulhosamente, portuguesa. Depois, continua: design desportivo, interior funcional e funcionalidades digitais. Com um ponto de partida tão promissor, esperemos que consiga cumprir. Se não conseguirem cumprir com todos os pontos, deixem cair as funcionalidades digitais. Isto porque a funcionalidade e a acessibilidade parecem-nos ser as características mais importantes para um compacto eléctrico de entrada. Já para não falar que nada é mais digital que os nossos telemóveis e emparelhá-los com o carro é das coisas mais banais nos dias de hoje, bem como qualquer ecrã de 15 polegadas de jeito.

“É com enorme entusiasmo que assumimos a produção do ID. EVERY11, um modelo que tornará a mobilidade elétrica mais acessível e sustentável na Europa. Esta conquista representa um marco para a Volkswagen Autoeuropa, assinalando a nossa entrada na era da eletrificação. Gostaríamos de agradecer o apoio do governo de Portugal, que nos proporcionou as melhores condições para atrair este novo projeto para o país”.
Thomas Hegel Gunther, Diretor Geral da Volkswagen Autoeuropa.
Quanto a especificações, a marca diz que “o veículo conceptual atinge uma velocidade máxima de 130 km/h e é alimentado por um motor elétrico de nova geração com 70 kW (95 cv). A autonomia mínima é de 250 quilómetros e os tempos de carregamento prometidos são reduzidos. Com um comprimento de 3.880 mm, o ID. EVERY1 posiciona-se entre o antigo up! (3.600 mm), o ID. 2all (4.050 mm) e o atual Polo (4.074 mm). No interior, oferece espaço para quatro pessoas e uma bagageira com 305 litros de capacidade. Especificações promissoras para um automóvel deste segmento por um preço de 20 mil euros que, se as conseguirem cumprir, poderão muito bem ter em mãos um best-seller. Aqui na Garagem gostamos muito de carros pequenos e que façam sentido, especialmente se, depois, tiverem versões um pouco mais “divertidas”.