BYD apresenta carregamento eléctrico a 1000 kW
Carregar um carro eléctrico à mesma velocidade de um a combustão é o que a BYD afirma conseguir. 400 km em 5 minutos.
Mas como é que conseguem? Para começar, a BYD actualizou e evoluiu os componentes dos seus veículos para uma arquitetura de 1000 V. Esta arquitetura estará presente, inicialmente, em dois modelos comercializados na China: o HAN L e o TANG L. Ambos, com um motor de 580 kW que consegue alcançar as 30 mil rotações e 300 km/h de velocidade máxima.



Embora a range anxiety – a ansiedade provocada pela autonomia relativamente baixa dos veículos eléctricos e carregamento lento – seja uma coisa que já não está tão presente, a BYD acredita que este passo é muito importante para conquistar a generalidade da população para o lado dos eléctricos. Aliás, esta é a única solução para tornar a mobilidade eléctrica uma realidade pratica no dia-a-dia: o carregamento eléctrico à mesma velocidade que o a combustão. Isto elimina a necessidade de construir vários pontos de carregamento, uma vez que o carregamento é “imediato”. As voltas à procura de carregadores ou as filas serão coisa do passado. Para carregar, basta dirigirmo-nos a uma “bomba de combustível” eléctrico, esperar cinco minutos e já está, como diz Wang Chuanfu, presidente do Grupo BYD: “Para eliminar completamente a ansiedade dos utilizadores em relação ao carregamento, o nosso objetivo é tornar o carregamento dos veículos elétricos tão rápido como o reabastecimento de um automóvel a gasolina – alcançando a ‘paridade combustível-eletricidade’ na velocidade de carregamento”.
A nova tecnologia de carregamento ultrarrápido requer estações de carregamento avançadas para funcionar na sua capacidade máxima. Por isso, o Vice-Presidente Executivo da BYD, Lian Yubo, anunciou, no mesmo evento de lançamento, que a BYD desenvolveu um sistema de terminal de carregamento flash de megawatt, totalmente arrefecido a líquido, que pode fornecer uma potência máxima de 1360 kW.