Peugeot revela o novo 308: design moderno e motores híbridos
Depois da espera e de muitas fotografias em camuflagem, a Peugeot revelou o novo Peugeot 308. O familiar compacto ganha o novo design da marca, tecnologia e motores para todos os gostos. Em particular os híbridos recarregáveis dos quais somos fãs.
Primeira impressão
Quando vi as primeiras fotos soltei um ligeiro “éélaaa” e imagino que tu também. Apesar da cor escolhida não ser a mais usual e, também, consensual, tirem o “con” e fiquem só com o sensual. O carro tem estilo. E não seria de esperar outra coisa, já que a linguagem de design actual da marca é muito boa. Junta linhas musculadas a uma excelente proporção, o que dá um ar desportivo sem perder elegância. O Peugeot 208, por exemplo, ganhou vários prémios, entre os quais o Carro do Ano Europeu em 2020. Este Peugeot 308 não sei se vai ganhar algum, mas para lá caminha.
Design e tecnologia
O design faz lembrar o anterior porque mantém alguma da proporção deste. Mas actualiza a frente e a traseira para um design semelhante ao resto da gama. Faz lembrar um 208 mas no corpo de um 308. Faz sentido. É o primeiro modelo da marca a ostentar o novo símbolo da marca, que esconde a tecnologia de radar, e a matrícula desce um pouco e passa a estar colocada na parte inferior do pára-choques. Concordo. Uma frente tão impactante não é para tapar.
Utiliza tecnologia full LED nos faróis dianteiros e traseiros em todas as versões, ganhando os primeiros o desenho das “presas” já conhecidas da marca. Na traseira, o desenho das três garras específicas da maarca mantêm-se. Quanto às cores, estarão disponíveis 7 cores, entre elas o Verde Olivine que se vê nas imagens.
No interior, o conhecido i-Cockpit fará, obviamente, presença, agora com uma evolução ao nível da ergonomia, design e tecnologia. Terá, também, um novo sistema de infoentretenimento i-Conect com um ecrã de 10 polegadas. O emparelhamento com o smartphone é wireless e será possível emparelhar dois dispositivos Bluetooth em simultâneo. Óptimo para quando queremos descanso e ninguém se decidir quanto à música que querem ouvir.
Motores. Muitos motores
Vá, até não são muitos. Estou a gozar, são alguns. 7, para ser preciso. Podiam ser mais, é verdade, mas também podiam ser menos. Mas quando estamos a falar de um carro que já vendeu mais de 7 milhões de unidades, é de esperar que se queira dar opções para todos os gostos. Democrático, portanto.
O destaque vai, obviamente, para as duas versões híbridas recarregáveis. Ambas têm o mesmo motor 1.6 litros, turbo, a gasolina e o mesmo motor eléctrico de 110 cavalos e 320 Nm de binário, mas a potência combinada é de 180 ou 225 cavalos, dependendo da versão. A diferença de potência é retirada do motor a gasolina. Um tem 150 e o mais potente 180 cavalos. O binário combinado em ambas as versões é de 360 Nm.
A bateria é de 12,4 kWh e tem uma autonomia – tudo ainda em fase de homologação – de 60 km. O tempo de carregamento varia entre 1h55 caso disponhas de uma Wall Box de 7,4 kW e de um carregador de bordo de igual potência e 7h05 se o ligares a uma tomada standard e o carregador de bordo for o de 3,7 kW.
Se a ideia de conduzir um Peugeot 308 híbrido ainda não faz parte dos teus planos, não te preocupes, pois a Peugeot continua a apostar em motorizações térmicas, inclusivamente no Diesel. Assim, o novo 308 pode estar associado ao motor 1.5 BlueHDi de 130 cavalos, com caixa manual de 6 ou automática de 8 velocidades, e do lado da gasolina aposta no motor 1.2 PureTech, em versões de 110 ou 130 cavalos, sendo que a última pode, igualmente, estar acoplada à transmissão automática EAT8.
Parece-nos um carro que traz argumentos para vencer e assim, se sair aos irmãos da família, é bem provável que o faça. Com este design, habitabilidade melhorada e opções híbridas plug-in na gama, sucesso vai ter de certeza. Pelo menos aqui, nesta Garagem, onde o esperamos ter durante uns dias assim que chegue ao mercado durante o segundo semestre de 2021.
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