Voltswagen: A (antecipada) rasteira de 1 de Abril que está a dar que falar
Entre (pseudo) fugas de informação, confirmações e desmentidos oficiais, está lançada a polémica em torno da alegada nova denominação – Voltswagen – que a Volkswagen of America iria assumir para promoção da sua forte estratégia de electrificação e que, segundo o que parece, entre avanços e recuos, de “sim, é verdade!” a “olhe que não!”, numa primeira análise mais não será do que uma brincadeira de 1 de Abril, que a marca decidiu antecipar uns quantos dias! Mas, será que ainda há mais alguma coisa para lá do que se vê?
A história conta-se de um modo semi-hollywoodesco, à imagem de uma série disponível numa plataforma de streaming, de argumento rebuscado. O ramo norte-americano do gigante industrial alemão terá deixado escapar para a internet um potencial Comunicado de Imprensa em que se iria anunciar, algures em Abril, que a partir de Maio próximo a Volkswagen of America iria passar a chamar-se Voltswagen, em linha com o seu crescendo e potencial no domínio da electrificação, até instituindo um novo logotipo nos modelos da marca com base a bateria, que se prepara para lançar do outro lado do Atlântico, entre os quais o SUV ID.4, actualmente em processo de lançamento.
Em face dessa aparente publicação oficial acidental, logo os mais atentos meios de comunicação, fossem eles da temática automóvel ou não, entre títulos de referência mundial e outros menos conhecidos, começaram a dar eco à situação, algo que, nos tempos em que vivemos, serviu de rastilho a uma global massificação desse alegado furo jornalístico que, por via da world wide web, rapidamente chegou aos quatro cantos do mundo.
Entre tentativas de confirmação, junto dos responsáveis da marca, de tão inesperada novidade, até depois finalmente chegar um statement oficial por parte da Volkswagen, umas horas depois seguido de um desmentido, para o que, afinal, seria uma pêta de um 1 de Abril antecipado, o mundo viu-se invadido por notícias, títulos e textos, múltiplas vezes corrigidas à medida que as (des)confirmações se sucediam, numa estratégia de marketing que – para o bem e para o mal – pôs o gigante alemão nas bocas do mundo, já que no espaço de 48 horas não se falava noutra coisa, nomeadamente na indústria automóvel! Naturalmente que Portugal não foi excepção, sendo vários os portais de notícias que o ecoaram, tal como a marca o pretendia, correndo depois atrás do prejuízo, com desmentidos ou explicações mais ou menos suportadas desta peculiar – mas aparentemente bastante efectiva – estratégia, já que ainda há muitas dúvidas a pairar sobre se a temática ficará por aqui!
A acompanhar o (alegado) novo e mais iluminado logótipo da marca – em que o “k” da secção “Volks” (“Povo” em alemão) dava lugar a um “t”, criando o conceito “Volts”, subjacente à electricidade – podia ler-se o seguinte no twitter da Volkswagen… da Voltswagen… o que seja…: “Ok, não é comum mudar de nome aos 66 anos [nota: idade nos EUA, pois na realidade a VW, a nível global, surgiu em 1937; os 84 anos da sua fundação festejam-se no próximo dia 28 de Maio], mas sempre fomos jovens no nosso coração. Apresentamos a Voltswagen. Similar a Volkswagen, mas com um foco renovado na condução eléctrica. A começar com o nosso novo e 100 por cento elétrico SUV, o ID.4 já disponível.”
Só que alguns meios internacionais de renome não gostaram mesmo nada de se ver enganados por tão engenhosa trama, pelo que em terras do Tio Sam logo começaram a surgir vários outros textos subsequentes, já bem menos favoráveis à limpeza da imagem que a marca pretende com este foco mais ambiental. Descontentes, quase à laia de vingança, alguns deles logo desenterraram a teia de mentiras que não há muito tempo envolveu a marca, trazendo, uma vez mais, à tona o escândalo das emissões Diesel, inerente aos múltiplos processos que ainda andam pelos tribunais e que farão, uma vez encontrados os culpados, com que muito boa gente tenha de desembolsar alguns milhões de notas ou passar umas quantas temporadas a ver o sol aos quadradinhos.
Mas, também diz o povo, pelo menos o de alguns países, que, “falem bem ou falem mal, o que interessa é que falem”, pelo que o grupo industrial deve ter pesado os prós e os contras dessa antecipação do “Dia das Mentiras” para tomar a decisão de avançar com esta estratégia. Pode, aliás, ler-se, uma vez mais na plataforma preferida dos norte-americanos, uma frase elucidativa, sob o título “Watt happened?”: “O que começou com o uma brincadeira do Dia das Mentiras tornou-se num ‘buzz’ à escala mundial. Afinal parece que as pessoas estão tão apaixonadas pela nossa herança como com o nosso futuro eléctrico. Assim sendo, seja Voltswagen ou Volkswagen, as pessoas estão a falar sobre condução eléctrica e sobre o nosso ID.4 e isso só pode ser algo de bom.”
Se a história parecia muito bem montada e oleada, tinha, por outro lado, algumas pontas soltas, pois poucos (ou nenhuns) representantes oficiais da marca alemã sabiam dessa potencial realidade, para além de que, como é hábito nestes processos, o potencial endereço de internet “voltswagen.com” nem parecia estar registado, algo estranho quando se tem em conta uma acção desta dimensão, mesmo restrita à escala norte-americana. Agora já o estará, se bem que não seja conhecido o dono do domínio!
Só que, como também neste mundo automóvel em plena electrificação e alterações de mobilidade não se dá ponto sem nó, esta história poderá vir a ter novos episódios. Claro que a marca não o confirma, pois o segredo é a alma do negócio, mas vindo de um portento como a Volkswagen nada nos surpreendia se, um dia, a marca Voltswagen – de “Carro dos Volts”, em complemento ao “Carro do Povo” – se tornasse realidade. Afinal, se até, em 2003, a cidade alemã de Wolfsburg, berço da marca, se transformou, durante cerca de seis semanas – de 25 de Agosto a 10 de Outubro – em “Golfsburg” para o lançamento da 5ª geração do modelo…!
Aguardam-se, assim, com elevado entusiasmo, os episódios da nova Temporada da série “Voltswagen”. Em breve num “www” perto de si!
Fotos: Oficiais / Volkswagen of America