Ford Fiesta 1.0 Ecoboost 155 MHEV: Anda muito, gasta pouco e adora curvas
Tinha saudades de andar de Ford Fiesta. Não necessariamente da versão mais potente – o fantástico ST, hot hatch com o qual já tive o prazer de me cruzar e que deixou muito boas recordações – uma vez que qualquer Fiesta é incrivelmente divertido de conduzir, mesmo as versões menos potentes. Mas este que hoje vos trago é o mais potente dos menos potentes. E o que significa isto? Significa que o multipremiado motor Ecoboost, a gasolina, de 1 litro de cilindrada, aqui ajudado por uma pequena máquina eléctrica, produz 155 cavalos.
Três cilindros. E depois?
Exacto, os “mil de três cilindros” já se vendem com mais de 150 cavalos. E isso não tem obrigatoriamente que ser sinónimo de consumos elevados, pois a ritmo de autoestrada a média não foge muito dos 6 l/100 km e em ambiente maioritariamente urbano, nunca vi o computador subir muito além dos 7 litros. É por isso um pequeno motor com um grande compromisso entre genica e eficiência, capaz de entreter, mas sem nos pregar sustos em cada visita à bomba.
Como todos os três cilindros do mercado, este soa exactamente àquilo que é, um motor de três cilindros. Mas também isso não me “ofende”. Já não entendo os comentários do tipo: “epá, mas isso é três cilindros, não é?” Juro que não percebo, porque não estamos na presença de um Ford GT, mas sim de um pequeno Fiesta, um carro para as massas cujo pacote de qualidades, enquanto utilitário, é complementado por uma agilidade bem acima da média. Tão acima que não me custa nada dizer que o Fiesta é o modelo mais dinâmico e divertido do segmento B. E se não concordam, digam-me, por favor, qual é, pois estou curioso por saber as vossas opiniões.
Tão bom que merecia melhores pneus
Para um comportamento tão eficaz, contribui, obviamente, um amortecimento mais decidido da suspensão. Se o Fiesta se assume como o mais competente a nível dinâmico, não podemos esperar dele o mesmo nível de conforto de outras propostas do mercado. Mas isso não significa que o Fiesta, nesta versão desportiva ST-Line, seja insuportável no dia-a-dia. É rijo, sim, mas não precisas de andar com uma pomada no porta-luvas para barrares as costas no final da viagem. Também a direcção rápida é uma óptima aliada do divertimento que o Fiesta consegue proporcionar, ajudada por um óptimo volante, mas prejudicada por borracha que não está à altura das capacidades do chassis tão bem afinadinho – para quem gosta de conduzir – do mais pequeno dos Ford.
Nos restantes pontos, aqueles a que um utilitário deve saber responder, o Fiesta pode até não se destacar, mas não compromete. Não é o mais espaçoso, quer no banco de trás, quer na bagageira, mas cumpre bem com aquilo que normalmente é exigido a este tipo de carros, ainda para mais quando há modelos deste segmento, bem mais recentes, que assumem uma personalidade mais urbana ao oferecer um espaço apenas adequado para os passageiros de trás. Para além disso, e como referi anteriormente, o motor consegue, igualmente, gastar pouco se mantivermos uma condução mais Eco do que Boost. Ágil, divertido, económico e muito fácil de guiar, com uma óptima posição de condução e boa visibilidade para a frente.
Hora das decisões
Será este o utilitário perfeito para quem gosta de conduzir? Sim e não. Não, porque o utilitário perfeito para quem gosta de conduzir oferece ainda mais e melhor, um puro hot hatch. Este ST-Line é um warm hatch, mas suficientemente quente para quem não se quer queimar com a superior performance de um verdadeiro desportivo compacto como o ST. Mas com o ST vem mais dureza de suspensão e consumos mais elevados, não há milagres. Mas sim, porque o Fiesta é o utilitário que mais envolve o condutor na acção, se este assim o pretender. Por isso, reencontrar-me com o Fiesta foi óptimo, mas o pequeno gigante mecânico de que dispõe não é, para mim, a estrela do Fiesta. A estrela não se vê, sente-se. É o chassis e a condução que ele permite. E por isso, digo mais: não precisas dos 155 cavalos. Precisas da versão de 125 cavalos. E se ainda não o fizeste, precisas mesmo de conduzir um Fiesta.