‘Loop’, os formigueiros de Elon Musk
Elon Musk volta a estar nas bocas do mundo, não tanto pelo que faz à face da Terra ou na sua órbita, mas no que anda a preparar, no seu interior! Sim, através da The Boring Company, uma das múltiplas empresas do visionário empreendedor, planeia-se a construção de uma intrincada rede de túneis subterrâneos que se destinam a tentar resolver o problema do tráfego automóvel que entope as cidades e que nos tira tempo precioso de vida!
Os testes com vista a estes autênticos formigueiros para automóveis começaram em casa, num túnel circular construído sob a superfície da propriedade, buraco que, uma vez completo, serviu para mostrar a validade do processo. Para tal, alinharam 2 Tesla de um mesmo ponto de partida / chegada, à superfície, enviando-se um pelo túnel e fazendo-se o outro sair pelos portões da empresa para um percurso à volta das instalações, no pára-arranca de Los Angeles, que se cumpriu em cerca de 4 minutos e 45 segundos, atingindo-se uma velocidade máxima de 70 km/h. Já o Tesla formiguinha, sem qualquer impedimento pela frente, cumpriu o ‘Loop’ em 1 minuto e 36 segundos, registando 204 km/h de velocidade máxima! Assista aqui ao teste, em modo fast forward.
Entretanto vendido o conceito, já há um primeiro projecto em prática que permite ligar as 3 diferentes estruturas que compõem o Las Vegas Convention Center (LVCC). Chama-se, assim, “LVCC Loop” o inovador sistema de transporte subterrâneo, que se pretende já operacional para a exposição “2021 World of Concrete” de Junho próximo, para levar de um lado para o outro, os milhares de congressistas e visitantes ali esperados. A demonstração fez-se com pompa e circunstância, convidando-se vários reputados títulos norte-americanos, mas nem toda a gente ficou satisfeita com o que viu, pois em vez dos shuttles autónomos para 18 passageiros desvendados há uns anos, no projecto inicial e com velocidades prometedoras, depararam-se apenas com uns quantos Tesla Model 3 e X a percorrer dois túneis de pouco mais de 1 km – um para cada lado – com uma pessoa ao volante, a velocidades (aconselhadas) de 45 km/h!
Para além disso, foram levantadas inúmeras questões relativas não só à capacidade de transporte do sistema, face à afluência esperada, como, e principalmente, na vertente de segurança e de intervenção de emergência no interior dos túneis, caso ocorra uma avaria ou – pior ainda – um acidente, pois segundo se vê nos múltiplos vídeos disponíveis nas páginas de Youtube dessas publicações convidadas, não se vislumbram quaisquer saídas de emergência nas paredes, sistemas anti-incêndios (incluindo extintores, à excepção de uma botija à entrada de cada um dos cilindros) ou de extracção de fumos, nem quase espaço para se abrirem as portas para se sair dos carros, ou até mesmo bypasses de emergência, para não se entupir todo o processo, na eventualidade de uma qualquer indesejada situação que obrigue à imobilização de uma viatura. O melhor resume o conceito e também o mais crítico face ao que foi inicialmente prometido vs o que está feito à data, é este vídeo da Common Sense Skepctic, que basicamente desconstrói o conceito ‘Loop’ em cada uma das suas afirmações!
Ainda assim, será, por isso, este primeiro mini-formigueiro de duplo túnel que servirá de teste de fogo (de preferência sem que ocorra o último) para se ultrapassarem as restantes questões associadas, principalmente ao nível regulatório, mas também nos domínios geológico e ambiental, com que a TBC se tem deparado para fazer avançar os projectos já delineados para várias urbes dos EUA, libertando-as de parte do seu trânsito à superfície. Há projectos em análise / em curso nas regiões de Los Angeles, Baltimore, Washington, Las Vegas e Chicago, San José e Miami, enquanto fora de fronteiras estará nos planos da TBC começar escavações na China, na Austrália e em algumas regiões da Europa.
Viagem ao centro da Terra… ou quase!
Não contente com o facto de potenciar esta questão a velocidades, digamos, mais comuns, aplicáveis nestes túneis do tipo ‘Loop’, como o do LVCC, destinados a veículos normais, com condutor a bordo, a TBC está já vários episódios à frente, colocando os seus imaginativos profissionais a pensar em como desenvolver formigueiros mais intrincados: uma rede de túneis com carril para deslocações sob o solo para diferentes pontos de uma cidade, a velocidades na ordem dos 200 km/h, sob uma plataforma, considerando-se como solução de futuro para a mobilidade individual nas grandes cidades. Diz-se é “adeus” à beleza da superfície!
Quanto a mim, para já prefiro o solo firme, mesmo que tenha que demorar uma hora a atravessar Lisboa de uma ponta à outra, a ver o sol (ou a chuva), toda a azáfama à superfície da paisagem urbana, ou várias voltas ao relógio para ir ao Porto, ao Algarve ou a Trás-os-Montes! Nahhhh… não nasci para formiga!
Fotos: Oficiais / The Boring Company; Las Vegas Convention Center