Mazda apresenta gama para 2021 já com um olho em 2022
Estivemos juntos com a Mazda na apresentação da gama para 2021. A motorização e-Skyactiv X foi optimizada e destaca-se a edição especial “Homura” do CX-5.
e-Skyactiv X melhorado
A Mazda continua focada no seu plano para a neutralidade carbónica em 2050. Para isso, conta com a melhoria constante dos seus motores a gasolina – especialmente no fantástico Skyactiv X – e com o objectivo de electrificação total da gama até 2030. Para já, em Portugal, temos apenas a versão mild-hybrid do motor Skyactiv X, que viu a sua compressão diminuir de 16:1 para 15:1, o que se traduziu em melhorias na disponibilidade e valores do binário e no aumento da potência. Aumenta 6 cavalos à potência, para 186, e o binário sobre 16 Nm, para um total de 240. Apesar deste aumento, dada a optimização das curvas de binário e potência, este motor passa a consumir menos combustível e a emitir menos poluentes. A marca anuncia 5,3 litros/100 km e 121 g/km de CO².
Edição especial “Homura”
Os SUV continuam a ser uma aposta da Mazda, e vão tornar-se uma aposta ainda maior. O mercado assim o dita, sendo que representam praticamente 40% das vendas e são o tipo de carro mais vendido. Assim sendo, a Mazda mantém a aposta nos seus SUV, desde o CX-30 ao CX-5, passando pelo eléctrico MX-30, e criou um edição especial “Homura” para o CX-5.
O nome “Homura” significa “fogo” ou “chama” e reflecte-se nesta edição especial atavés das costuras dos estofos de couro em vermelho, o revestimento e detalhes interiores a preto, jantes de 19 polegadas exclusivas e capas dos retrovisores em preto. As costuras vermelhas continuam no volante e manete da caixa de velocidades, consola central e apoios dos braços.
Para além disto, os bancos dianteiros são aquecidos e o do condutor tem ajustes eléctricos. Esta edição especial tem um preço de campanha de 33.329€ para compra a crédito da versão Skyactiv-G, a gasolina com caixa manual, de 165 cavalos.
Electrificação?
Neste momento, para além do MX-30, eléctrico, existe o sistema híbrido ligeiro associado ao motor e-Skyactiv X, bem como ao e-Skyactiv G. Mas a Mazda não vai ficar por aqui. Naturalmente – e em particular para o mercado europeu – é necessário apostar na electrificação da gama. Será já em 2022, ano em que, se tudo correr bem, já voltaremos à normalidade (ou a algo muito mais normal), que a Mazda irá apostar nas versões eléctricas e plug-in. Resta esperar e, por enquanto, aproveitar a gama que acabou de se actualizar, como por exemplo o MX-5 Special Edition. Assim que possível, vamos trazer-te os testes e a nossa opinião aos vários modelos da marca.
Segue-nos no Instagram