Cupra Born. Um breve resumo do que precisas de saber sobre o primeiro 100% eléctrico da marca
Tenho que admitir, enquanto fã dos modelos Cupra da SEAT, temi com a anunciada nova era da designação Cupra, agora uma marca independente. E mais preocupado fiquei quando se ficou a saber que o caminho a seguir era o da electrificação. Agora que já me habituei à ideia, tenho de admitir, também, que me agrada a imagem de marca que se construiu, bem como os modelos que já tive oportunidade de testar, electrificados ou não, sob a forma dos modelos Leon e do exclusivo Formentor.
Agora inicia-se uma nova fase da jovem e bem-sucedida Cupra, com a chegada do primeiro modelo totalmente eléctrico, o Born ou, se preferirem, o ID.3 da Cupra que pode contar, inclusivamente, com uns “pozinhos” extra. Assenta, por isso, na plataforma MEB do Grupo Volkswagen e vai contar com duas (três, na verdade…) versões distintas de potência, uma com 150 cavalos e outra com 204 cavalos, sendo que pode dispor, ainda, do pack opcional e-Boost performance que eleva a potência a 231 cavalos.
Três versões de bateria para o Born
Quanto à bateria de iões de lítio, o Born conta com três opções, uma com 45 kWh de capacidade, outra com 58 kWh e a de topo com 77 kWh. A autonomia WLTP varia, assim, entre os 340 e os 540 quilómetros. O pack e-Boost pode estar associado às duas baterias de maior capacidade. Graças à compatibilidade com com carregamento rápido a 125 kW (com a bateria de 77 kWh), é possível recuperar 100 quilómetros de autonomia em apenas 7 minutos.
A curiosidade é muita, mas temos de aguardar algum tempo para vos trazer as primeiras impressões. O Cupra Born vai ser produzido na fábrica de Zwickau, na Alemanha, a partir do próximo mês de Setembro. Até lá, Born!
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