Versão relâmpago da Ford F-150 chega em 2022, mas não a Portugal
Em tempos entorpecida, por inerência do desgoverno e descontrolo orçamental por que se pautou grande parte do seu passado mais recente, a Ford parece ter metido os dedos na tomada, acordando para uma vida cada vez mais assente na electrificação, não falhando esse conceito em qualquer dos seus produtos, independentemente onde os comercialize. Depois de ter atordoado o mundo com um Mustang eléctrico Mach E, numa inédita composição SUV, chegou agora a vez de mexer noutro segmento que, em tempos não se pensava tornar eléctrico, mas que agora – marché (et concurrence) oblige – também vai enveredar pelo caminho dos relâmpagos & faíscas, o das pick-ups, conceito tão popular do outro lado do Atlântico.
E é de relâmpagos – aliás, de uma nova e completa trovoada – que vos trazemos à Garagem, ao anunciar que a hiper-mega-popularíssima pick-up Ford F-150 se vai tornar eléctrica, adequadamente denominando-se de “Lightning”, assinatura que foi anunciada há dias, com pompa e circunstância, não faltando a um dos múltiplos eventos que a sucederam, o recém-eleito Presidente norte-americano, Joe Biden.
Isso mesmo, um dos produtos F-Series, assinatura nos EUA que é líder incontestada dessa franja de mercado – posição que muitos tentam alcançar há 44 anos (de 1977 a 2020) – não vai ficar à sombra da bananeira dos gigantescos motores de combustão, passando a associar um igualmente XXL bloco eléctrico. Mais potência, mais tecnologia, mais conectividade, mais experiência de condução, mais capacidade que a marca norte-americana normalmente sublinha, para as suas trucks – segmento que nos EUA abrange, entre outras, as pick-ups – sob o conceito “Built Ford Tough”, algo como “Força Pura e Dura da Ford” é parte do que a nova F-150 Lightning terá para oferecer.
Tirando o máximo partido da electrificação e recheada com tecnologias para todos os gostos e necessidades, a F-150 Lightning assume-se como um autêntico gerador eléctrico, um duplo bloco que gera uns expressivos 563 cv de potência e 1.051 Nm de binário – o maior de sempre numa F-150 – permitindo-lhe uma condução sem igual e – imagine-se – a capacidade de alimentar uma pequena habitação, se necessário for durante 3 dias, a partir do sistema Pro Power Onboard nela integrado!
Dotada das mais recentes tecnologias inteligentes de apoio à sua evolução nas diferentes estradas e ao próprio condutor, de um software que é regulamente actualizável over-the-air, uma evoluída app FordPass e até um sistema BlueCruise, que permite uma condução semi-autónoma em auto-estrada, sem que o condutor tenha que ter as mãos no volante, a F-150 Lightning de tracção integral poderá abordar, sem grandes crises existenciais, os mais difíceis terrenos, com a habitual durabilidade e capacidades inerentes a essa assinatura, decorrente de uma grelha dianteira de conceito militar, em alumínio, uma suspensão traseira independente, tudo integrado na mais robusta e resistente estrutura de aço alguma vez usada num chassis F-150, capaz de suportar uma carga máxima na ordem dos 908 kg, tendo mais de quatro toneladas e meia de capacidade de reboque!
A cerca de um ano do seu lançamento oficial, a versão de entrada da nova Ford F-150 Lightning tem, neste momento e para os EUA, um PVP de referência de $ 40.000 (cerca de € 32.780, em conversão directa), algo que no mais equipado XLT começa nos $ 53.000 (cerca de € 43.300), valores antes de impostos e sem quaisquer extras.
Já agora, visita-nos no Instagram e segue-nos.
Infelizmente, uma pick-up F-150 não é um conceito com que habitualmente nos cruzemos em estradas nacionais, a não ser aqui e ali, com unidades importadas sabe-se lá de onde, pelo que esta nova Ford F-150 Lightning muito dificilmente será avistada por cá – não se prevê a sua importação e homologação para Portugal – pelo que apenas poderá ser vista em séries e filmes, plataformas de jogos e eSports ou se, eventualmente, formos até terras do Uncle Sam. Pena!
Fotos: Oficiais / Ford