Projecto Höga da Renault/IKEA é, afinal, uma tese de design
Profícua na rápida difusão de notícias, a Internet assombrou-se esta semana com uma potencial novidade, de que a francesa Renault e a sueca IKEA se teriam associado para colocar no mercado um veículo do tipo “Monte Você Mesmo”, à imagem dos móveis que compramos e trazemos para nossas casas, até já havendo preço de referência e tudo: $ 6.500, algo na ordem dos € 5.300, em conversão directa. Só que o tempo passou e a realidade veio à tona, sendo que o suposto projecto colaborativo revelou tratar-se, afinal, de uma tese que Ryan Schlotthauer, um profissional de design norte-americano, apresentou no CCS – College for Creative Studies, no Michigan (EUA).
Conceito composto por 374 peças, grande parte delas recicladas de anteriores conceitos IKEA, o denominado Höga (termo para “Alto”, em sueco) mediria 1,8 metros de altura e 2,3 de comprimento, teria capacidade para dois adultos e assentaria numa estrutura base, onde se integrariam as baterias para alimentar o seu pequenino motor eléctrico, Renault. De destacar o seu interior totalmente configurável, permitindo-se, entre outros, substituir o lugar do pendura por espaço adicional, para acomodar uma cadeira de rodas, bicicletas, bagagem ou outra qualquer carga.
Apesar de considerarem o conceito muito interessante, ambas as entidades já declinaram qualquer envolvimento no Höga, ainda que, como qualquer ideia inovadora que gere tal volume de sururu e dinâmica, em especial em redes sociais, não admira que a coisa possa não ficar por aqui. Se houver potencial de lucros face aos necessários investimentos, poderá, muito em breve, surgir algo de substância similar, com estes ou com outros protagonistas.
Voltando ao jovem Ryan que, entretanto e naturalmente, sublinhou tratar-se apenas de uma teórica colaboração entre duas empresas que considerou como potencais/ideais para o seu projecto, nesta fase apenas terá de assegurar que tem registadas todas as patentes, de modo a que, um dia, caso a ideia ganhe rodas para rolar, se possa ver chorudamente premiado pela sua invulgar ideia!
Fotos: Oficiais / Ryan Scholtthauer