Lexus NX 300h: sai velho, entra novo?
É verdade que o novo Lexus NX está muito fixe. Moderno, actualizado e com o mesmo aspecto futurista. Mas isso significa que o “velho” não vale a pena? Eu acho que não.
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É a vida
Como em tudo na vida, o tempo trata de substituir o que é velho – ou, neste caso, desactualizado – por algo novo, fresco e pronto para dar continuidade ao seu propósito. Ainda assim, apesar do novo Lexus NX parecer incrível – especialmente por dentro, onde foi bastante modernizado – o que ainda cá anda é muito bom. Aliás, se não fosse, não era um dos modelos mais vendidos da marca na Europa.
Desde o lançamento em 2014, já vendeu mais de 170 mil unidades, grande parte delas para novos clientes da marca, o que é um indicador de que é um modelo importante para captar clientes. Sabemos que as marcas japonesas tendem a levar o seu tempo para actualizar os carros. Por duas razões, creio: primeiro, porque faz parte da sua cultura. A calma, o evitar excesso e desperdício. Depois, porque fazem bons produtos. E se são bons, porque razão estar “sempre” a actualizá-los?
As marcas europeias faziam isso há uns 30 ou 40 anos. Agora não. É óbvio que a razão é económica. Perceberam que os clientes não se importam de trocar de carro para um mais moderno e actualizado. Especialmente nas frotas, com as empresas a trocarem de carro a cada 4 anos para aproveitar a depreciação de activos para fiscalidade. Atenção! Eu estou para aqui a falar mas se calhar até faria igual. Mas acho que a compra de um carro tem muito de emocional, por isso quando se encontra um que se goste, mas goste mesmo, acho que o devemos manter.
E o Lexus?
Sim, vamos ao assunto que vos traz aqui. O teste ao Lexus NX 300h. Sinto, hoje, o mesmo que senti das outras vezes que o testei ao longo dos últimos anos. É um carro muito bom. Que vai durar muitos anos e que nos dá uma sensação de luxo e qualidade muito alta. Não é o carro mais caro, nem mais luxuoso, mas tem um compromisso muito bom entre conforto e qualidade, sem esquecer da motorização.
Motorização, essa, que se vê logo que é feita para o grande mercado da Lexus: os EUA. Motores com muita cilindrada pagam muito imposto e, mesmo com a tecnologia híbrida, as emissões e consumos ainda são consideráveis. Quer dizer, para um carro com este tamanho, com um motor a gasolina com 2.5 litros a fazer consumos entre os 7 e os 8 litros/100 km e com uma grande parte do trajecto em cidade, não é nada mau. Mas podia ser melhor. Isto é algo que, por exemplo, o novo NX já vai abordar.
Será o primeiro Lexus com um motor híbrido recarregável. Para as voltinhas na cidade já vai ser muitíssimo mais eficiente (se o carregarmos, claro). Isso, juntamente com o motor térmico – que é bastante eficiente – para fora da cidade, faz desta uma opção muito viável quem procura um carro com um nível de qualidade e conforto acima.
Mas, e o actual?
Lá estou eu a perder-me. Desculpa. O actual é bom, como tinha dito. Tem um rolar muito confortável, embora a direcção seja um pouco mais pesada do que aquilo que eu acho que o seu tipo de cliente procura. Os materiais são de qualidade e a montagem é irrepreensível. Vai durar muito tempo sem dar chatices. Quanto à arrumação, embora a bagageira não seja gigante, tem espaço e poucas serão as vezes em que sentirás falta dele. Ainda por dentro, temos uma consola mais tradicional, com botões – boa! – embora já se note a idade. Acho que são muitos botões, também. Aqui, acredito que o cliente queira isso. Normalmente são de uma geração que está habituada a botões e que, depois de saber onde estão, vai gostar dessa facilidade.
Quanto ao motor, não esperes uma coisa super dinâmica. Nada disso. É um motor que se for preciso puxa um pouco, mas onde é bom é a rolar, sem pressas. Ganha andamento e a suavidade com que rola é incrível. A posição de condução é boa, alta como se espera de um SUV, mas sentimo-nos “no sítio”. O volante é o seu ponto mais fraco. Eu, cá para mim, enquanto não chega o novo, faria o seguinte: ofereçam a todos os clientes que queiram o NX o novo volante. É só trocar uns parafusos e fios e ficava tão melhor. Até porque, no geral, este carro não é assim tão diferente do novo. Por fora, então, continua tão actual como no primeiro dia. O preço para esta versão 300h de tracção dianteira com o nível de equipamento Special Edition é de 64.700€.
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