Team Fordzilla P1: Das consolas para Goodwood… para já!
Foi em Março de 2020 que a Ford anunciou que iria desenvolver um novo superdesportivo, algo a que já estamos habituados, de quando em vez, dos lados deste construtor de Detroit. Só que, desta feita, não se pretendia seguir os trâmites de um processo comum, já que se iria apelar a um conjunto diferente de especialistas: uma comunidade de gamers!
Falamos do Team Fordzilla P1 powered by Ford, um carro de corridas virtuais, desenhado de acordo com as opiniões (votos) dos fãs da marca via Twitter, que ao longo dos diferentes estágios do design deram vários contributos – entre outras a posição do piloto a bordo, o estilo do cockpit e em algumas soluções mecânicas (ver aqui) – num projecto que foi ganhando forma ao longo de cinco meses. Findo esse período, veio a público a proposta de Arturo Ariño, designer da marca norte-americana, após ter conquistado 83,8% dos cerca de 250.000 votos de fãs da marca e de gamers dos chamados eSports, impondo-se categoricamente ao segundo projecto que disputou a Final.
Concebido para proporcionar emoções puras de condução digital e destinando-se a plataformas de simulação de corridas de automóveis, o superdesportivo Team Fordzilla P1 seria tornado público no “Gamescom 2020”, um dos mais conceituados eventos especializados na temática, tornando-se no primeiro veículo de sempre co-desenhado por um construtor automóvel e um vasto conjunto de gamers.
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Não contente com isso, a Ford anunciou que o iria torná-lo realidade, construindo-o a uma escala 1:1, com ele explorando os paralelos possíveis entre os mundos reais e virtuais, processo que se viu, entretanto, adiantado nos estúdios de design de Colónia (Alemanha). Inspirado no igualmente único Ford GT, na sua geração mais recente, o conceito emprega soluções inéditas, destacando-se a chamada “tecnologia de metamorfose” – leia-se capacidade de uma estrutura em se adaptar e alterar a sua geometria consoante a deslocação do veículo – de modo a proporcionar a melhor estabilidade de um veículo do tipo long tail em rectas de elevada velocidade, como as que encontramos em Le Mans, ou de outro mais curto, solução adequada a circuitos mais apertados, como o icónico Circuito do Mónaco. O novo superdesportivo by Ford apresenta uma cobertura do habitáculo idêntica ao de um caça e combina uma elaborada secção dianteira, com uma traseira completamente exposta, de modo a destacar a sua complexa aerodinâmica. O interior é igualmente radical, com unidades de alerta em LED, que mantêm o condutor (e o eventual passageiro) actualizado sobre as diferentes condicionantes e estado das pistas, enquanto um ecrã integrado no volante permite a partilha de dados em directo com o muro das boxes.
Essas e outras inéditas soluções poderão ser observadas já nestes dias, no âmbito do Goodwood Festival of Speed (8 a 11 de Julho), icónico evento dedicado ao motorsport e ao automóvel (do passado, presente e futuro), cada vez mais palco das mais surpreendentes apresentações e estreias de diversos construtores, que ali mostram quer novos produtos de utilização no quotidiano, ao mesmo tempo que estreiam inesperadas viaturas de competição, entre outras acções ali realizadas, junto do muito público que se desloca em massa ao condado britânico de West Sussex.
É aqui em Goodwood que a Ford está a mostrar – entre outras novidades de monta – uma réplica em tamanho real deste que é um dos seus modelos mais inovadores até à data, um radical Team Fordzilla P1 de competição, com uma inédita decoração para a celebração do 55º aniversário da inesquecível vitória da Ford nas 24 Horas de Le Mans, edição de 1966 em que ocupou todos os lugares do pódio com três dos seus Ford GT, infligindo uma pesada derrota à até aí (quase) imbatível Ferrari.
Pergunta para queijinho: Será que algum dia veremos o Team Fordzilla P1 em Le Mans? A base está lançada para um potencial Hypercar, a nova categoria dos campeonatos WEC e IMSA. Do lado da Ford não há qualquer confirmação…!
Fotos: Oficiais / Ford