Goodwood: O novo ponto de encontro por excelência da indústria
Outrora desvendando as suas maiores novidades nos palcos dos hoje muito adoentados grandes salões automóveis internacionais, na grande maioria das vezes de modo estático ou, quanto muito, em palcos de dinâmica variável, as marcas automóveis têm vindo a aderir a um novo formato onde podem, de facto, demonstrar ao vivo todas as capacidades das suas mais recentes criações: o Goodwood Festival of Speed.
Realizada ao longo de quatro dias (8 a 11 de Julho) na área do fantástico parque que rodeia a Goodwood House, no condado britânico de West Sussex, é definido como “a maior celebração do desporto motorizado e da cultura automóvel do mundo”, ou “a derradeira festa de Verão do automobilismo, uma celebração inebriante do desporto mais glamoroso do mundo”!
Dada a enorme afluência de novidades, a edição do presente ano terá sido a mais profícua de sempre, concentrando um enorme leque de propostas nunca antes (ou raramente) vistas a circular, que desfilaram / aceleraram / gritaram a plenos pulmões, outras preferindo, muito simplesmente, exibir as suas credenciais de um modo mais sossegado, expostas nos seus cantos, ao lado de outras propostas já conhecidas, entre veículos de produção, concept-cars e modelos de competição, com múltiplo número de rodas e divididos pelos vários eventos, integrados num vastíssimo programa. Quase que precisamos de levar connosco os nossos clones para podermos estar em todo o lado, pois para onde quer que se olhe, há algo de importante a acontecer!
Foi o caso das estreias de um conjunto de novos modelos, antes só vistos em apresentações das marcas ou em eventos específicos, grupo em que se destacaram o recentíssimo Lotus Emira, que mostrámos há dias na Garagem, ou os ainda mais super-híper-estratosféricos desportivos, Ferrari SF90 Aperta, Lamborghini SCV12 e Lamborghini Huracán STO, Maserati MC20 e McLaren Artura.
Igualmente surpresa foram os inéditos Toyota GR 86, Porsche Cayenne GT Turbo, Alfa Romeo GTA e até uma versão Experimental da berlina Polestar 2, ou ainda a nova geração do BMW Série 2, na sua versão M240i xDrive Coupé, o Land Rover Defender V8, ou o Ineos Grenadier, produto que esteve para nascer em Portugal, entre muitos outros.
Do lado do motorsport, destaque-se o concept Ford Puma Hybrid Rally1, já muito perto daquele que será o novo carro da M-Sport/Ford para a nova era do WRC, a iniciar em 2022 e, também, os futuros hypercars Aston Martin Valkyrie AMR Pro e Glickenhaus SCG 007 LMH, para o WEC e, claro, para Le Mans. Também destinado à mais famosa das provas de resistência europeias, mostrou-se em Goodwood o primeiro carro a hidrogénio/electricidade, o MissionH24 LMPH2G, a estrear na edição de 2024 da jornada francesa. Uffff!!!
Este é apenas o primeiro dos resumos que lhe vamos trazer, tentando, assim, minimizar os danos de, por alguma razão, não ter podido deslocar-se a terras de Sua Majestade, ou assistir aos múltiplos directos que a organização desta edição 2021 do Goodwood Festival of Speed transmitiu nas suas diferentes plataformas. Fica a promessa de que para a semana há mais!
Fotos: Oficiais / Goodwood FOS / Marcas