KIA Sorento HEV: à grande e à americana
Não é todos os dias que vemos na estrada um carro que mais parece ter saído de uma série americana, daquelas que mete polícia ou das de comédia. Por isso quando vemos, impressiona. E impressiona mais quando descobrimos que usa um pequeno motor a gasolina.
É “memo” grande
Mas quando começamos a olhar melhor, afinal não é assim tão grande. Mas depois começamos a ver com olhos de ver e percebemos que, afinal, é grande, é! Eu sei, ninguém me entende, mas a verdade é que eu é que não entendo este KIA Sorento. O carro é grande, pronto. Mas depois até nem é assim tão grande. Mas depois começamos a vê-lo todo e, afinal, é grandote. Quer dizer…
Tem 3 filas de lugares, com a última rebatida para dar espaço de bagagem – muito grande, com 821 litros – mas que se for levantada, nos dá 7 lugares, sendo que todas as filas têm ar-condicionado automático e ligações USB. Voltando à bagageira, com as filas todas rebatidas (menos a primeira, naturalmente) tens à tua disposição mais de 2 mil litros de capacidade. Isso dá para levar dois frigoríficos. Ninguém precisa de comprar 2 frigoríficos, mas dá!
É giro?
Eu acho que é. Mas já perceberam que eu não estou a tirar bem as medidas a este KIA Sorento. Mas no design é mais relativo, é certo. Eu gosto do seu aspecto. E já ganhou uns prémios de design. O Red Dot por exemplo – um dos mais prestigiados – o que joga a seu favor. Se gosto mais do Telluride, vencedor do prémio Carro do Ano do Mundo de 2020? Gosto. Tem um aspecto ainda mais americano. Esse, mesmo como os dos filmes. Mas este Sorento está mais adaptado ao mercado europeu, eu diria.
É uma boa introdução aos carros americanos para o consumidor europeu. E, se queres que te diga, o KIA Sorento é um carrão. Mas é mesmo! Tem equipamento “até ao tutano”. Bancos em pele, eléctricos e com memória, aquecidos e refrigerados. Volante em pele aquecido. Sistema de som BOSE, chave inteligente, todos os sistemas de segurança imagináveis, câmaras para os ângulos mortos cuja imagem aparece no painel de instrumentos digital, bancos traseiros – os da 2ª fila – aquecidos, sistema de infoentretenimento com ecrã de 12 polegadas, cortinas traseiras de privacidade e protetoras do sol, etc. Carregado com tudo o que pode haver.
E vocês, agora, perguntam: e o balúrdio que isso deve custar? Não é barato, é certo. Mas para tudo isto e um motor muito fixe (já lá vamos) o preço está incrível. 49 mil euros! Sim, menos de 50 mil euros por um carro que tem tudo e um motor muito fixe, como disse (vamos lá agora).
Híbrido, se faz favor!
Quando peguei no carro achei que isto “levava”, no mínimo, um 2 litros. Sabia que era híbrido, mas achei que, à boa moda americana, lhe tinham metido um motor grandote. 4 cilindros, tudo bem, mas com uma cilindrada no mínimo de 2 litros. Qual é o meu espanto quando vou ver a folha dos impostos e reparo que é um 1.6 litros, turbo, que paga cerca de 1500€ em ISV. E o espanto foi grande, não pelo “1600”, mas por em nenhum momento ter achado que o motor era insuficiente. Pelo contrário. Um carro de quase 1800 kg a ser empurrado por um motor ligeiro a gasolina, turbo, auxiliado por um motor eléctrico, consegue um consumo urbano na ordem dos 6.5 litros/100 km. E se não andarmos muito rápido em estrada aberta, o consumo mantém-se assim. Dentro de cidade andei sempre na ordem dos 6 litros.
O carro anda bastante tempo em modo 100% eléctrico desde que não pises muito o acelerador e a gestão da carga da bateria é muito bem feita. Nunca temos a sensação de que falta potência. São 230 cavalos de potência combinada, 350 Nm de binário combinado, tudo ligado com uma caixa automática de 6 velocidades e uma bateria de 1,5 kWh de capacidade. Pode não parecer grande – e não é – mas o sistema gere-a muito bem. As prestações não são o que interessa, mas sei que estás curioso, por isso aqui vão elas: 193 km/h de velocidade máxima e 8,6 segundos a acelerar dos 0 aos 100 km/h. Nada de extraordinário, tirando o facto de ser um SUV enorme (ou até nem assim tão grande, já não sei) com quase 1800 kg de peso.
A condução não vai ser assim nada de empolgante, naturalmente, mas dá-nos uma sensação muito fixe. Quem gosta de conduzir numa posição alta, vai gostar, mas até eu, que gosto de conduzir baixinho, gostei da condução. Suave, sem dramatismos, ninguém abana nem sacode e sempre super confortável. Um carro que vale mesmo a pena ter em consideração na altura de escolher. Se tens uma família grande e valorizas espaço, conforto, todos os extras que existem no universo e um carro muito eficiente sem ser necessário ligar à corrente, então este KIA Sorento HEV é uma opção a ter muito em conta. E bastante mais barato que a concorrência, sem lhe perder assim tanto. São 49.450€ que valem cada cêntimo.