Goodwood FOS 2021 em modo fast-forward… ou quase!
Realizada entre a passada 5ªF e Domingo, a edição de 2021 do Goodwood Festival of Speed viu-se repleta de conteúdos. Das grandes novidades do sector automóvel – conteúdos que lhe partilhámos consigo na manhã do passado Domingo – às múltiplas exposições temáticas, dedicadas, entre outras, a marcas e pilotos, experiências imersivas, leilões, para além da muito popular rampa, das corridas em circuito, de uma arena de TT, do mini-rali Forest Rally Stage e até de uma inédita Driftkhana, tudo isto integrado num vasto “Programa de Festas” onde não faltou a habitual componente do coleccionismo ou leilões da temática.
Terminado o evento, trazemos-lhe hoje alguns resumos dos conteúdos de maior relevo desses 4 dias, em que, pelos terrenos de Goodwood House, no condado britânico de West Sussex, ecoaram os roncos dos motores dos milhares de viaturas e estiveram múltiplas personalidades do motorsport e não só – Roger Penske, Mario Andretti, Jacky Ickx, Emmerson Fittipaldi e até Tom Cruise, entre muitas outras caras conhecidas – face aos muitos mais visitantes do evento, espelhando um Reino Unido que já parecia estar em pleno desconfinamento.
Do programa de 5ª Feira deram show, na subida da popular Rampa de Goodwood, para além de algumas das novidades a que nos referimos no texto de Domingo (incluindo novos superdesportivos da Aston Martin e Lamborghini), um clássico Chevrolet Cheetah de 1964, um Jaguar XJR12 do extinto Grupo C do Mundial de Resistência de 1993, modelos da NASCAR e do mundo do drift, incluindo um BMW E92 M3, ou mesmo o novíssimo Subaru Impreza WRX, que o um tudo ou nada ‘louco’ Travis Pastrana irá usar no Campeonato Norte-Americano de Ralicross. Pode (re)ver alguma dessa acção aqui.
Na 6ª Feira, parte do destaque foi para máquinas de competição, do drift aos ralis e ao TT, passando por monolugares de Fórmula 1, clássicos e contemporâneos, e viaturas icónicas do extinto Mundial de Sport-Protótipos (hoje WEC), para além de motos, simples ou com side-car. Em modo tyre burnout estiveram, assim, múltiplos BMW e Nissan, num traçado onde também acelerou um valiosíssimo Ferrari 250 GT SWB Breadvan, a carrinha do “Cavallino Rampante”, um one-off de 1962, ou ainda um mais minimalista Mini 1275 GT. Muito aplaudido Sébastien Loeb esteve com o BRX do Dakar 2021, mas duas das exibições mais aguardadas foram da Ford: o novo Puma Hybrid Rally1, para a nova era do WRC, e o portentoso Mustang Mach-E 1400, um eléctrico com 1.400 cv! Está (quae) tudo neste vídeo do dia.
Num Sábado a amanhecer sob chuva e a deixar o alcatrão bastante escorregadio, as lutas pelos melhores tempos mostraram-se mais complicadas, gerando exibições mais ou menos (in)controláveis de muitos dos drifters candidatos à vitória na prova de Driftkhana, mas também dos múltiplos superdesportivos que se afoitaram a cumprir os pouco menos de 1,9 km da rampa, destacando-se vários modelos da McLaren, Porsche, Jaguar, Aston Martin, Ferrari, etc. Por ali evoluíram muitas propostas do passado e presente do mundo motorizado, de produção ou competição, das duas e quatro rodas, a recordar neste resumo do dia.
O dia de Domingo ficou para as grandes batalhas, nomeadamente das Finais das mais diversas disciplinas, integrando demonstrações por vezes quentinhas, que nem sempre correram bem para toda a gente, seja porque tiveram alguma dificuldade em controlar o enorme volume de equídeos de algumas montadas, ou porque os seus condutores – em muitos casos pilotos experientes, noutros responsáveis de marcas, patrocinadores e outros convidados – exageraram um bocadinho assim e deram de caras – ou ultrapassaram – com os limites de um traçado definido por fardos de palha, paredes que nem sempre se mostraram assim tão fofinhas com algumas das peças de colecção sobre rodas. Alguns exemplos mais quentes podem ser vistos no respectivo wrap-up.
E o título de “King of the Hill 2021” foi para…!
Para término de um programa XXXXL realizou-se neste dia o muy aguardado “Shout Out”, que atribui o ambicionado título de “King of the Hill 2021” para que a grande maioria se candidatou, com maiores ou menores pretensões a essa conquista anual. Após as Qualificações realizadas de manhã, foram muitos os que participaram numa Final que apenas ficou decidida, em definitivo, após a chegada do derradeiro concorrente. A vitória foi tirada a ferros neste tudo ou nada, em que todos deram o seu melhor para registar a melhor marca e, com isso, colocar o seu nome no Palmarés da Rampa de Goodwood.
Após uma luta renhida entre Travis Pastrana, num Subaru Impreza WRX de rallycross, e Rob Bell, num McLaren 720S GT3X, de velocidade em circuito, a vantagem foi para este último, após cumprir o traçado a uma média de 218 km/h, registando um crono de 45,1 segundos, batendo o norte-americano por 1,19 segundos. O degrau mais baixo do pódio ficou para Jeremy Smith, que num Spice-Cosworth SE88 de resistência, somou 47,16 segundos, impedindo, assim, o acesso a essa posição a Harry King (Porsche 911 GT3 Cup 992), por 49 centésimos de segundo. Jake Hill e o seu imponente Nissan Skyline GT-R R32 (HKS) fechou o top-5. Assista às prestações deste que viria a ser o top-10 final.
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Noutro ponto do perímetro de Goodwood disputou-se o mini-rali Forest Rally Stage, uma única especial repetida ao longo de 3 dias e onde os 3 mais rápidos foram sempre os mesmos, embora por ordem diversa consoante o dia. David Wright (Ford Focus WRC, 2001) fez o melhor tempo nos “Shootouts” de 6ªF e Sábado, Tom Williams, (Skoda R5, 2020), fez o mesmo no de Domingo, ficando Roger Duckworth (Subaru Impreza WRC, 2000) sempre no meio deles. Em termos acumulados, Wright deu ao Focus com as cores da Martini Racing a vitória à geral, batendo Williams por 1,6 segundos, relegando Duckworth para o 3º lugar, a já 6 segundos da vitória. Na estreante Driftkhana, competição que pela primeira vez se viu adaptada para a Rampa de Goodwood, e após muita fumarada, escorregadelas e borracha queimada, foi James Deane e o seu BMW BMW E92 M3 quem saiu vitorioso. Assista aqui a alguns dos melhores momentos.
São exemplos das múltiplas acções de um longo fim-de-semana que, no seu todo, reuniu perto de um milhar de viaturas, os mais antigos dos quais foram os 5 magníficos do grupo dos “Pioneiros” – Mercedes 60HP (1903), Benz 200HP “Blitzen Benz” (1909), Fiat S76 (1911), Mercedes Grand Prix (1914) e Bugatti Diatto Avio 8C (1915) – autênticas preciosidades distantes anos-luz das bem mais recentes viaturas deste inigualável evento britânico. Como já por ali se referiu, “vê-se muito mais nestes quatro dias do que se se acompanhasse ‘in loco’ uma temporada inteira de uma qualquer modalidade de desporto motorizado”!
Da nossa parte estará (quase) tudo dito, embora muito tenha ficado por contar, pelo que se quiser ter umas quantas horas bem passadas, no conforto do seu sofá, assista às dezenas de vídeos da página oficial de Youtube da Goodwood TV, desta edição 2021 do Goodwood Festival of Speed. Não se vai arrepender!
Fotos: Oficiais / Goodwood FOS / Marcas