Seat Leon e-hybrid: equilíbrio quase perfeito entre trabalho e lazer
O novo Seat Leon e-Hybrid, para além de ser bom, é um excelente aliado para o dia-a-dia de quem procura eficiência e cuidado ambiental.
O melhor teste a um carro é, sem dúvida, andar com ele. Quer dizer, se lhe fizerem umas quantas perguntas é capaz de responder, até porque este tem o sistema de assistente por voz. Não sei como funciona – não o usei – principalmente porque não vejo em que me possa ajudar uma voz sintetizada por software. Eu sei mexer nos botões e não estou para esperar que o computador se digne a aumentar a força da ventilação.
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É mesmo bom
Mas isso é um detalhe, porque este Seat Leon e-hybrid tem muitos trunfos na manga. A começar pela motorização. A já conhecida 1.4 litros, turbo, de 150 cavalos auxiliada por um motor eléctrico de 116 cavalos. A potência combinada é de 204 e o binário é de 350 Nm. Valores que – sim, senhor – já impõem respeito. Acelera em 7,5 segundos dos “0 aos 100” e dá 220 km/h de velocidade máxima.
Valores esses que não são o que importa. Isso é muito giro no papel, e tal, mas o que importa dizer é que tem uma autonomia 100% eléctrica de cerca de 55 km. Menos se andarmos a acelerar e mais se andarmos com calma e em cidade. E fá-los! Fui passar uns dias de férias à minha terra Natal, perto de Bragança, e eis o que te posso dizer.
Primeiro os números
Bateria carregada e depósito cheio. Viagem de cerca de 480 quilómetros, feitos pela autoestrada e a um ritmo, diria eu, elevado. O carro é um estradista, apesar de ser um familiar compacto. Rola muito bem, com muito pouco barulho e em conforto. Não deixa nada a desejar nesse departamento e senti-me sempre em total segurança. O consumo ficou-se pelos 7 litros aos 100 km. Parece alto, mas se forem a ritmos mais “adequados” contem com algo em torno dos 5,5 lt. O modo eléctrico deixa-te rolar até 140 km/h mas ao fim de 30 ou 40 quilómetros muda para o híbrido para aproveitar a carga que ainda tem (podemos regular este limite).
Chegado à minha terra linda – e quente, muito quente – carro na garagem e ligar à tomada (a unidade ensaiada trazia o cabo de carregamento doméstico). Carrega cerca de 10 km a cada hora. Passadas 5 horas e alguns minutos, a bateria está no máximo. Durante os dias de férias não gastei uma gota de gasolina e fiz uns 250 quilómetros. O custo ficou à volta dos 1,80€ por cada carregamento, o que significa que por menos de 4€ fiz 100 km. Ora com a gasolina 95 a cerca de 1,76€ o litro, para fazer os mesmos 100 km a uma média de consumo de 6 litros iria gastar 10,56€. Por esse preço, com o carregamento doméstico, faria 250 quilómetros.
Nem tudo são rosas
Naturalmente, “não há sim sem senão”. No caso deste Seat Leon e-hybrid, o senão é se quiseres usar este carro para grandes viagens a maior parte do tempo. Se, como eu, só fizeres uma ou duas grandes viagens por ano e o resto dos percursos for mais curto, é uma excelente opção para o ambiente e carteira. Agora, se a tua cena for devorar quilómetros, ou compras a versão a TDI que o Isaac testou ou optas por uma solução eléctrica que tenha uma boa autonomia. Para chegar à minha aldeia, pelo mesmo trajecto, podia carregar o carro em vários locais. É certo que ficaria sempre com “ele” apertado, porque não só a rede ainda é escassa como está sempre ocupada. Mas para viagens grandes o caso é capaz de ser diferente.
Para a viagem de regresso o consumo médio andou acima dos 6 litros. Convém referir que o depósito de combustível tem 40 litros. Não é grande, mas é suficiente.
Qualidade e preço
Se quiseres ficar a saber um pouco mais acerca do carro no geral, podes ler e ver o ensaio que fiz à versão carrinha, mas, resumidamente, o único ponto menos bom é nas portas, cuja construção não é tão robusta ou “livre de ruído” quando deveria. No geral os materiais são bons e a qualidade também. Boa posição de condução e muito equipamento de origem. A versão que testei era a FR, cujo preço para esta motorização é de 38.000€. Um extra ou outro e fica por 40.000€, o que me parece um óptimo preço para uma proposta assim. Eu, cá, recomendo!