Tesla Model Y chega a Portugal e traz grandes ambições
O modelo SUV compacto da Tesla, o Model Y, chegou a Portugal e traz praticamente o mesmo que o irmão Model 3, um sucesso de vendas, mas em versão mais alta.
Se o Model 3 está a ser um sucesso de vendas em Portugal – foi o eléctrico mais vendido em 2020 – é mais do que provável que a sua versão “SUV” venha a sê-lo ainda mais, tal é o apetite do consumidor por carros deste género. É esperado já há algum tempo e finalmente a Tesla lançou-o no mercado.
Muita coisa se pode dizer, é certo, mas é indiscutível o sucesso que a empresa e Elon Musk tem tido ao longo dos anos. Toda a gente fala da Tesla e do quão bons são os seus carros… quase tanto na mesma proporção em que aprecem nas notícias por se incendiarem ou estarem envolvidos em acidentes causados pelo piloto automático ou outra coisa que o valha. Também aparecem por salvar pessoas ou evitar acidentes, é certo – e louvável -, mas um carro sem puxadores de portas mecânicos a mim soa-me muito a uma-desgraça-que-está-prestes-a-acontecer.
Ainda assim, são carros que impressionam. Tanto pela parte “mecânica” como pela tecnologia. Mas eu, apesar de até gostar de carros eléctricos, não gosto quando tentam ser mais do que é suposto. São carros, é suposto serem carros. Para quê inventarem tanto. Não é preciso reinventar a roda – até porque tanto os Tesla como outros quaisquer as usam.
O Model Y terá preços a partir de 65.000€ para a versão Long Range, com duplo motor e tracção integral, um alcance máximo de 507 km (segundo as normas WLTP), velocidade máxima de 217 km/h e o sprint dos 0-100 km/h em 5 segundos. Um preço bastante adequado para aquilo que “oferece”. Destaca-se o “modo sentinela” que utiliza todas as câmaras do carro para detectar possíveis ameaças ao veículo, o acesso à rede de supercarregadores Tesla, o piloto automático, vá, e muita arrumação.
As encomendas estão abertas, sendo que as entregas começam em Setembro.