Assim nasceu o novo Volvo C40 Recharge
Se o Volvo XC40 P8 Recharge ficará para a história como o primeiro modelo 100% eléctrico da marca, o novo C40 destacar-se-á por ter sido o primeiro veículo da marca projectado para o ser. Marca, igualmente, a entrada da Volvo num novo segmento que mistura a postura de um SUV com as linhas de um perfil de carroçaria mais baixo.
“O C40 é um automóvel que simboliza a electrificação. Tem a personalidade do XC40, que tem sido tão apreciada pelos nossos clientes e adiciona uma expressão ainda mais dinâmica e um perfil esguio. É um produto realmente atraente para pessoas que procuram os aspectos fáceis da convivência com um SUV numa interpretação ainda mais moderna”, Robin Page, responsável máximo de Design na Volvo Cars.
O novo C40 partilha a mesma sensação de força e o carácter com o XC40, mas apresenta-se com uma superior capacidade atlética e uma maior impressão de leveza proporcionadas pelo também superior dinamismo das suas linhas. Construído sobre a solidez do XC40, esta combinação, segundo T. Jon Mayer, responsável máximo pelo design exterior, “fornece uma expressão totalmente diferente, embora carregue o mesmo DNA.”
Para além da assumida inspiração nas paisagens escandinavas, onde ambientes tranquilos, iluminados e abertos são uma constante, também o design interior se caracteriza por essa tranquilidade da natureza, beneficiada, ainda, pelo grande tejadilho panorâmico. Igualmente a nova cor Fjord Blue encontra inspiração nas enseadas da costa oeste escandinava. Tal como o XC40, o Volvo C40 começou com um esboço espontâneo de um dos designers da equipa, o desenho de Yury Zamkavenka.
Já no habitáculo, é destaque a grande quantidade de materiais sustentáveis utilizados, com painéis interiores e tapetes feitos a partir de plástico reciclado. O C40 é o primeiro Volvo sem qualquer elemento em couro, mas em alternativa propõe estofos com fibras de lã naturalmente renováveis, bem como uma opção que recorre a uma combinação de tecido de camurça, também feito a partir de plástico reciclado, e materiais de micro-tecnologia. A sensação a bordo é de grande organização e funcionalidade.
Segundo a Volvo, a utilização, em grande quantidade, de materiais reciclados é crucial num novo modelo que é parte integrante do plano de sustentabilidade da marca. O Volvo C40 precisava de “passar a mensagem” da electrificação e o seu design foi essencial para que isso fosse possível.